Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2000 - 19h24

PF liga sequestro de avião da Vasp à rebelião em Penitenciária em Roraima

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Londrina

Em nota assinada pela chefe da Divisão de Comunicação Social, Viviane da Rosa, a Polícia Federal fez hoje ligação entre o assalto ao Boeing da Vasp e a rebelião na Penitenciária Monte Cristo, em Roraima, ocorridos na semana passada.

Segundo a nota da PF, a rebelião,ocorrida na sexta-feira, teria como objetivo libertar um integrante da quadrilha que assaltou o Boeing da Vasp no dia 16 último no Paraná.

Com 61 passageiros e seis tripulantes a bordo, o Boeing da Vasp teve sua rota desviada ao decolar de Foz do Iguaçu com destino a Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís.

Cinco homens encapuzados obrigaram o comandante Sérgio Carmo dos Santos a pousar em Porecatu (norte do PR). Os assaltantes fugiram levando R$ 5 milhões que estavam sendo transportado pelo Boeing.

Segundo Viviane da Rosa, o dinheiro obtido no assalto estaria sendo usado para fomentar a rebelião, possivelmente para a libertação de Uel Leite de Souza, pai de Uel Leite de Souza Filho. Os dois pertenceriam à quadrilha de Marcelo Moacir Borelli, principal suspeito de comandar o assalto.

A PF já sabe que os cinco assaltantes utilizaram os nomes falsos de Júlio Ribeiro, Antônio Manfrini Júnior, Erasmo Zapolutti, Carlos Oliveira e Robson Santana para comprarem as passagens.

Na empresa Leocádio Turismo, de Foz do Iguaçu (656 km a oeste de Curitiba), a PF descobriu que os homens identificados como Antônio Manfrini Júnior e Carlos Oliveira haviam viajado no vôo 280 da Vasp seis dias antes do assalto, no dia 10 de agosto.

Hoje, às 10h, o Instituto de Criminalística de Londrina apresenta à Polícia Federal o resultado de exames em objetos do avião e na Ford Ranger branca utilizada pelos assaltantes para a fuga. O perito criminal Marco Antônio Ota, 33, disse que não foi possível, "fazer identificações importantes na camioneta".

Pensata: "Para que "No Limite"? O mundo está muito além do limite", escreve Vaguinaldo Marinheiro

Clique aqui para ler mais notícias sobre o sequestro de Boeing da Vasp em Londrina na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página