Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2003 - 00h07

Gugu se desculpa, mas responsabiliza repórter por "entrevista do PCC"

Publicidade

da Folha Online

Gugu Liberato falou pela primeira vez nesta segunda-feira sobre a entrevista de dois supostos membros do PCC, em seu programa no SBT, no último dia 7 e que causou abertura de inquérito policial. Há fortes indícios de que a entrevista foi forjada.

Apesar do pedido, Gugu tentou se eximir de qualquer responsabilidade no caso ao dizer que não assistiu à entrevista antes de colocá-la no ar. Toda a "culpa" foi dada ao autor da "reportagem", Wagner Maffezoli, que pode ter sido "enganado", conforme Gugu.

A entrevista do apresentador foi dada a Hebe Camargo, do SBT. Gugu pediu desculpas nominalmente aos apresentadores José Luiz Datena (Band, que ligou e entrou ao vivo; veja abaixo), Marcelo Rezende (Rede TV!) e Oscar Roberto de Godoy (Record), entre outros que foram ameaçados pelos supostos criminosos (que estavam encapuzados no programa do dia 7), por "causar transtornos" às suas famílias.

Na prática, no entanto, o apresentador do "Domingo Legal" se isentou de culpa e jogou a responsabilidade da entrevista para o chefe de reportagem Maffezoli e à equipe de produção.

Afirmou que, segundo Maffezoli, os entrevistados são membros do PCC, mas admitiu que o repórter pode ter sido enganado. "Se ele foi enganado, eu fui enganado por tabela", disse.

O apresentador disse não ter visto a reportagem e que, por isso, errou. Segundo ele a matéria foi gravada no sábado à noite e editada no último dia 7, durante o programa.

"Eu sei que magoei essas pessoas [os apresentadores citados nas ameaças dos supostos membros do PCC]", disse.

A entrevista de Gugu, sentado ao sofá de Hebe Camargo, foi várias vezes cortada pelos aplausos da platéia. Gugu fez questão de dizer "quem nunca errou, que atire a primeira pedra".

Ao final da entrevista, Gugu "aparentava" estar emocionado, com os olhos úmidos. Hebe também demonstrava estar emocionada, com a voz embargada. No entanto, o tom de sua voz mudou segundos após a entrevista, com Gugu ainda sentado a seu lado, quando ela passou a fazer merchandising de um produto.

Desculpas aceitas

O apresentador José Luiz Datena, em telefonema também ao vivo ao programa de Hebe, aceitou publicamente o pedido de desculpas de Gugu.

"Não existe coisa mais importante no ser humano do que pedir desculpas. O fato do Gugu pedir desculpas mostra o grande homem que ele é. As desculpas estão aceitas por minha parte", disse.

Datena disse que também fazia questão de pedir desculpas por alguns comentários que fez atacando Gugu e o SBT e completou dizendo que não iria mais tomar medidas legais sobre o caso. "Digo a partir de agora que retiro até a queixa-crime", afirmou.

Apesar disso pediu para que o apresentador assista às matérias que forem ao ar no "Domingo Legal" e que vai fazer o mesmo em seu programa.

Suspeito

A Polícia Civil de São Paulo afirma ter identificado um suspeito de ser o responsável por organizar a entrevista com supostos integrantes do PCC.

O suspeito, Hamilton Tadeu dos Santos, conhecido como Barney, já teria atuado em pegadinhas. Ele teria sido responsável por "apresentar" os dois supostos criminosos à emissora. Policiais do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado) pretendem ouvir seu depoimento.

Depoimentos

Maffezoli prestou depoimento na última sexta-feira. Segundo a polícia, ele negou a fraude, mas se reservou ao direito de preservar fontes, ou seja, não ofereceu detalhes sobre o caso.

Policiais do Deic e promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) ouviram nesta segunda-feira o cinegrafista Eli César Lima, responsável pela filmagem da entrevista.

O teor do depoimento não foi divulgado. Maurício Nunes, diretor do programa, e Rogério Casagrande, produtor, também deverão prestar depoimento à polícia.

Leia mais
  • Repórter do Gugu que entrevistou "integrantes do PCC" é afastado
  • Polícia quer ouvir responsável por organizar entrevista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página