Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2003 - 15h57

Maço de cigarro vai trazer imagens e frases de maior impacto

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

O Ministério da Saúde apresentou hoje as dez novas imagens de advertência que deverão ser impressas nas embalagens de cigarro. Em comunicado, o ministério diz que o objetivo é "reduzir o consumo de tabaco, responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil".

A indústria tabagista tem um prazo de nove meses para imprimir as novas ilustrações, que são bem mais impactantes do que as imagens em vigor -- como a que mostra um homem com as pernas amputadas, com a frase "Ele é uma vítima do tabaco. Fumar causa doença vascular que pode levar à amputação".

Divulgação
Nova imagem do maço
Os maços vão mostrar, por exemplo, imagens de uma boca e um pulmão tomados pelo câncer, um feto abortado, uma perna necrosada, além de rato e baratas mortos por arsênico e naftalina.

A resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que será publicada amanhã, obriga também que todas as imagens tenham o fundo de cor preta.

As novas frases também foram divulgadas: "Essa necrose foi causada pelo consumo de tabaco", "Ao fumar você inala arsênico e naftalina, também usados contra ratos e baratas", "Fumar causa câncer de boca e perda dos dentes", entre outras.

As embalagens devem também conter o aviso obrigatório "Venda proibida a menores de 18 anos", além do alerta "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias".

Divulgação
Nova imagem do maço
Os fabricantes também são obrigados agora a colocar nos maços o número do serviço "Disque Pare de Fumar" (0800-7037033) em forma mais ampliada, facilitando sua visualização.

O governo também proibiu a divulgação de níveis de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono em associação ao nome de marca do produto.

O Ministério da Saúde citou uma pesquisa apontando que 79% dos entrevistados disseram que as fotos de advertência deveriam ser mais impactantes que as atuais.

As novas ilustrações foram escolhidas a partir de uma pesquisa que ouviu 72 fumantes e não-fumantes --jovens entre 15 e 19 anos-- em São Paulo e Porto Alegre.

Leia mais
  • Souza Cruz vende menos cigarro e lucro cai mais de 20% no ano


    Especial
  • Veja as novas imagens para os maços de cigarro
  • Enquete: qual das novas imagens é a mais chocante?

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página