Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2004 - 14h05

Nova sede da Prefeitura de São Paulo é inaugurada

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online

Por volta de 13h45 deste domingo, sob uma chuva de papel picado e fogos de artifício, foi inaugurada a nova sede da Prefeitura de São Paulo, que passa a ocupar o antigo Banespinha, no viaduto do Chá (região central). Após a restauração do edifício, o novo endereço de despacho da prefeita Marta Suplicy (PT) passa a se chamar Palácio Anhangabaú. A inauguração ocorre no mesmo dia em que a cidade completa 450 anos.

Estiveram presentes à cerimônia a prefeita e várias outras autoridades, como o presidente em exercício, José Alencar, ministros --entre eles José Dirceu (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Trabalho), Antonio Palocci (Fazenda), Gilberto Gil (Cultura), Olívio Dutra (Cidades)--, além do presidente nacional do PT, José Genoino, e do cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

O encarregado de limpeza durante os trabalhos de reforma do prédio, José Ricardo Rodrigues, 30, descerrou a placa inaugural do edifício e, ao lado de Marta e de Alencar, participou do desenlace da fita de inauguração.

Emocionados, a prefeita e Rodrigues se abraçaram. "Ela [prefeita] falou que estava emocionada, e falei que eu também, afinal trabalhei duro aqui dentro", disse o encarregado de limpeza.


André Porto/ Folha Imagem
Nova sede da Prefeitura de São Paulo é inaugurada
Mudança

O prédio foi inaugurado em 1939 e foi construído para ser sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.

Além do gabinete da prefeita, outras cinco secretarias municipais ocuparão o prédio. Das secretarias, três já estão totalmente instaladas --Comunicação, Governo e Relações Internacionais. As secretarias de Negócios e Negócios Jurídicos mudarão nas próximas semanas.

Segundo a prefeitura, a transferência "abrirá espaço para a implantação de outro marco para a 'Cidade dos Mil Povos': o primeiro museu com acervo exclusivamente dedicado à história e memória da maior capital brasileira".

Com a saída, na última semana, dos funcionários do Palácio das Indústrias (antiga sede da prefeitura), o prédio, localizado no Parque Dom Pedro passará por uma reforma estrutural para receber o Museu da Cidade de São Paulo.

Acordo

O prédio que agora abriga o Palácio do Anhangabaú foi inaugurado em 1939. Todo revestido externamente de mármore travertino italiano, o edifício foi cedido à prefeitura como parte da negociação da divida de R$ 885 milhões que a extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) tinha com o Banespa.

Segundo a prefeitura, ficou decidido que o município passaria a dever R$ 156 milhões, a serem pagos em quatro anos. O Santander Banespa ganhou o direito de competir pelas contas dos funcionários públicos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página