Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2004 - 20h41

Ibama apreende 300 kg de carne de jacaré em feira no Pará

Publicidade

da Agência Folha

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) do Pará apreendeu 300 kg de carne de uma espécie de jacaré, o jacaretinga (Caima crocodillus crocodillus), na cidade Abaetetuba (60 km de Belém), durante o fim de semana. A carne estava em uma feira livre da cidade.

É a segunda apreensão de carne de jacaré na cidade, neste ano. A primeira ocorreu em janeiro, quando foram encontrados 350 kg de produto ilegal. Há dois criadouros registrados no Estado.

A carne abatida ilegalmente será doada para servir de alimento a animais em cativeiro, segundo o órgão federal. O produto não pode ser consumido por seres humanos porque não se sabe a procedência, ainda de acordo com o Ibama.

Desde o início do ano, apreendeu-se em Abaetetuba, além da carne de jacaré, 17 toneladas de mapará, pescado na época do defeso (período de reprodução), e pássaros.

Em 2003, o órgão registrou a apreensão de mais de três toneladas de carne de jacaré, sendo que cerca de 60% delas ocorreu na cidade.

O consumo de carne de jacaré é um hábito alimentar de populações ribeirinhas e sua semelhança com a carne do pirarucu faz da espécie uma das mais ameaçadas de extinção, principalmente o jacaré-açu.

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página