Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2004 - 16h04

Dutra anuncia recursos para cidades atingidas por ciclone

Publicidade

da Folha Online

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, anunciou nesta quarta-feira em Torres (RS) que o ministério vai disponibilizar recursos para a reconstrução de casas destruídas pela passagem do ciclone Catarina.

A cidade foi uma das mais atingidas pelo ciclone, que causou destruição no litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina durante o último fim de semana.

"Temos dinheiro para bancar a reconstrução, mas queremos um levantamento com plano de trabalho", afirmou. Segundo o ministro, o dinheiro beneficiará famílias que tenham renda de até 5 salários mínimos.

Embora Dutra tenha evitado falar em valores, o ministério estima que, só em Torres, o governo vá disponibilizar em torno de R$ 1,2 milhão.

Visita

Dutra visita, na tarde desta quarta-feira, algumas regiões do Sul do país atingidas pelo ciclone Catarina. Conforme o ministério, Dutra, que chegou ao Rio Grande do Sul na noite de terça, sobrevoará o norte do Estado com o governador Germano Rigotto (PMDB) e se reunirá depois com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

O ministro avaliará os estragos causados pelo fenômeno e deverá analisar a liberação de verba para a reconstrução de moradias. Cerca de 35 mil imóveis foram destruídos.

Pelo menos 11 municípios catarinenses decretaram estado de calamidade pública, que permite à administração contratar serviços sem licitação e obter recursos mesmo que esteja em dívida com a União ou o Estado.

Três pessoas morreram. Uma delas trafegava pela BR-101, em Santa Catarina, quando seu veículo foi atingido por uma árvore. Outra pessoa morreu após naufrágio de uma embarcação. No Rio Grande do Sul, um homem de 61 anos foi encontrado morto perto de casa. A polícia acredita que ele tenha sofrido um ataque cardíaco durante a passagem do ciclone.

A Marinha e a Aeronáutica procuram por ao menos oito pessoas que desapareceram com o naufrágio de duas embarcações.

Especial
  • Saiba mais sobre o ciclone Catarina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página