Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 21h08

Fortes chuvas deixam 85 famílias desalojadas em Santa Catarina

Publicidade

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

Chuvas torrenciais que atingem o sul de Santa Catarina desde a última segunda-feira já deixaram 85 famílias desalojadas em três municípios. Uma massa de ar frio que está sobre o Estado tem provocado o grande volume de precipitação que, em três dias, é maior que a média histórica de maio na região.

Segundo o Climerh (Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina), deve continuar chovendo no Estado até o final de semana. Para a sexta-feira, a previsão é de chuva forte para o sul catarinense. A Defesa Civil do Estado está em alerta.

Em Tubarão, desde segunda-feira, já choveu 200 mm. Em Içara, 311 mm, e em Paulo Lopes, 300 mm. O volume histórico de chuvas para maio nesses municípios, de acordo com o Climerh, é de 100 mm. As famílias que tiveram de deixar suas casas devido a alagamentos estão em Forquilinhas, Araranguá e Criciúma. Os desalojados estavam sendo acomodados em abrigos cedidos pelas prefeituras.

"Uma massa de ar frio semi-estacionária associada com uma área de baixa pressão atmosférica provou essa grande quantidade de chuvas", afirmou a meteorologista Maria Laura Rodrigues.

Assim como as chuvas fortes, a agitação no mar e o risco de ressaca devem continuar nos próximos dias. Já foram registradas, desde o início da semana, ondas de até quatro metros. A navegação e a pesca estão sendo desaconselhadas pela Defesa Civil.

Ciclone

Sobre a ação do ciclone extratropical que se formaria sobre o Sul do país e se deslocaria para o oceano, ainda nesta semana, a meteorologia afirma que o fenômeno perdeu a intensidade.

"Os modelos de previsão mostravam a formação de um ciclone extratropical, que é um fenômeno comum para esta época do ano, entre quinta-feira e sexta-feira, mas agora os mapas mostram que ele não aparece tão intenso", disse Rodrigues.

Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página