UOL

Saiba tudo sobre o bruxo mais famoso da literatura infantil

Aqui você encontra diversão e tudo sobre o filme!
Polêmicas e curiosidades sobre "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

da Folhinha Online

Muito já se falou e criou sobre "Harry Potter e a Pedra Filosofal". As expectativas sobre o filme angustiam a equipe da Folhinha Online há meses, mas o que é realmente verdade? Veja uma lista de "polêmicas" e curiosidades abaixo:

1.
Duas horas e meia de filme é muito?
Os ingleses acham que as crianças (ou os pais?) podem cansar de ficar sentadas vendo por duas horas e meia "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Será? Não acreditamos nisso, fique tranquilo, faça xixi antes, leve água e divirta-se. O filme é realmente longo para os padrões de cinema infantil, mas quem já passou horas lendo qualquer um ou todos os volumes da série dificilmente vai se importar. Sem dizer que todo mundo já deve ter assistido filmes de uma hora que pareceram durar eternidades...

2.
Daniel Radcliffe é mesmo a encarnação de Harry Potter?
Talvez, mas não convence. Radcliffe é bonito e arrumado demais para um personagem tão desgrenhado como Harry Potter. Seus amigos Hermione e Rony são muito mais vivos e expressivos. E um personagem como Harry Potter exige muito de um ator. Que os deuses do teatro nos perdoem, mas Radcliffe poderia ter um pouquinho mais de dramaticidade.

3.
A cor dos olhos de Harry
Para evitar uma gafe, o ator Daniel Radcliffe teve a cor de seus olhos alterada por computador. Naturalmente, ele tem olhos azuis, mas os do personagem são verdes. Radcliffe até tentou usar lentes, mas teve uma irritação, por isso a equipe de pós-produção resolveu o problema com ajustes de computador.

4.
O raio na testa
Se o livro não dissesse que o raio está no meio da testa tão explicitamente, que falasse simplesmente que há uma cicatriz em formato de raio na testa do pequeno Harry Potter, tudo bem. Mas acontece que a escritora e as ilustrações que acompanham o livro são enfáticas, o raio está no MEIO da testa. Agora, o que ele faz no canto? Esse é um dos erros imperdoáveis do filme. O raio é tudo na história.

5.
O cabelo da Hermione
Hermione tem um cabelo horrível, segundo J. K. Rowling, mas no filme ele é apenas volumoso demais. Na verdade, Hermione é uma menina linda no filme, totalmente diferente da dentuça que "ouvimos" falar.

6.
O quadribol
O jogo ganha vida na tela. São os melhores efeitos, a emoção de torcedor invade a platéia. Daria para ver um jogo de quadribol de duas horas tranquilamente. Muito menos sonífero do que o futebol ultimamente...

7.
Guloseimas mágicas
Os produtores do filme foram fiéis ao mostrar os sapos de chocolate e os feijões de todos os sabores. Eles ganham minutos de explicação e detalhamento durante a película, há até a história de Dumbledore, que comeu um de gosto extremamente duvidoso.

8.
A cara do Voldemort
O vilão mais temido do mundo mágico tem realmente cara de cobra, o símbolo dos bruxos do mal da Sonserina. Apesar de demorar para ele "dar as caras" no filme, fã que é fã sabe que ele mal tinha forma no primeiro livro, o que dirá um rosto!

9.
Os Dursleys são realmente insuportáveis?
Sim, eles são muuuito chatos. As caracterizações de tio Válter, tia Petúnia e Duda estão perfeitas. Preste atenção na cena das cobras!

10.
Os óculos de Harry
Hermione faz um pequeno truque que conserta os óculos de Harry quando eles estão no trem para Hogwarts. Essa cena não existe no livro. A escritora J.K. Rowling afirmou que escreveu cenas específicas para o filme. Essa deve ser uma delas.

11.
Esbarrão x fogo
No livro, quando Hermione percebe que Snape está azarando a vassoura de Harry no jogo contra Sonserina, ela corre para incendiar a capa do professor e acaba esbarrando em Quirrell. No filme parece que Quirrell simplesmente se assustou com o fogo.

12.
Visgo do diabo
Outra diferença aparece quando os três amigos se "encontram" com o visgo do diabo enquanto procuram a pedra filosofal. No filme a solução apresentada por Hermione é a "calma", que funciona para ela e para Harry, depois ela utiliza a luz para salvar Rony. Já no livro, ela consegue se salvar primeiro e então usa uma feitiço a base de fogo para salvar os amigos. O engraçado, e isso sim falta na película, é que esse é um dos poucos momentos no livro em que Hermione "esquece" que é bruxa e fica se lamentando pela falta de madeira para fazer o fogo.




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.