UOL
Crianças fazem tsurus para pedir paz

da Folha Online

Em primeiro lugar, talvez você esteja se perguntando o que é, afinal, um tsuru. Feito em origami (uma arte tradicional japonesa que utiliza dobraduras), esse pássaro oriental de papel simboliza a paz.

Reprodução

Gravura representando
um tsuru

Apesar de ser milenar, o tsuru nunca foi tão atual, se pararmos para pensar na época violenta em que vivemos. E foi justamente para pedir paz que os alunos da EECS (Escola Especial para Crianças Surdas) confeccionaram mais de 4.000 destes pássaros. A entidade, que atende gratuitamente famílias de baixa renda e é mantida pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, contou com a ajuda dos alunos do CEPRO (Centro de Ensino Profissionalizante Rotary) e do Colégio Rio Branco para chegar a esse número.

E o que eles vão fazer com todos esses pássaros da paz? Os origamis serão empacotados e enviados para o Japão, mais precisamente para o Monumento das Crianças pela Paz, erguido na cidade de Hiroshima.

Os tsurus e a 2ª Guerra Mundial

Segundo Sabine Vergamini, coordenadora da EECS, a tradição dos tsurus cresceu na época da Segunda Guerra Mundial, quando uma menina japonesa chamada Sadako Sasaki foi vítima de leucemia aos 12 anos de idade, causada em consequência do bombardeio atômico. Sadako começou a fazer os origamis e escrevia a palavra "paz" em suas asas. Infelizmente, ela morreu antes de terminar sua missão. Mas seus amigos continuaram o trabalho e iniciaram uma campanha para a construção do Monumento das Crianças pela Paz, erguido em Hiroshima, no Japão.

A intenção das crianças brasileiras é que os tsurus cheguem ao Japão até o dia 6 de agosto, data em que os EUA lançaram a bomba atômica em Hiroshima, em 1945.

Leia mais

  • Saiba o que foram a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais
  • Aprenda a dobrar um tsuru

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.