UOL
Saiba o que foram a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais

da Folha Online

A Segunda Guerra Mundial

Reprodução

A bomba que foi jogada na cidade de Hiroshima

Entre 1939 e 1945, o mundo viveu a Segunda Guerra Mundial, que envolveu, principalmente, os EUA, o Japão e diversos países da Europa. Esse conflito é considerado uma continuação da Primeira Guerra Mundial, que terminou com um acordo chamado "Tratado de Versailles", que foi uma imposição dos vencedores (França e Inglaterra) sobre a Alemanha derrotada. Com esse tratado, os alemães sofreram humilhações, como devolver regiões conquistadas, o que estimulou o crescimento do nazismo.

Na época da Segunda Guerra, os regimes nazista e fascistas (anti-democráticos e preconceituosos com algumas raças) da Alemanha, da Itália e do Japão queriam aumentar sua influência no mundo e lutavam contra países de governos democráticos, como a Inglaterra, a França e os EUA, além da ex-União Soviética (hoje a Rússia), que na época era uma ditadura comunista.

Em 1945, os EUA lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão, uma na cidade de Hiroshima e outra em Nagazaki, matando milhares de pessoas e deixando outras tantas com problemas causados pela radioatividade, como bebês que nasceram deformados, por exemplo.

No final da guerra, os governos nazistas e fascistas foram derrotados e teve início a Guerra Fria, conflito que envolveu duas superpotências: os EUA e a ex-URSS.

E a Primeira Guerra Mundial?

A guerra ocorreu entre 1914 e 1918 e envolveu as maiores potências da época: França, Inglaterra e Rússia de um lado e Alemanha, Áustria-Hungria e Itália do outro. Mas a Itália acabou mudando de lado durante o conflito. No final, os países que participaram da guerra estavam enfraquecidos, e os EUA surgiram como potência entre as nações.

Leia mais

  • Crianças fazem tsurus para pedir paz
  • Aprenda a dobrar um tsuru

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.