UOL
TV > SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O sítio é um lugar onde tudo pode acontecer

ROSANGELA DE MOURA
enviada ao Rio pela Folhinha

Antonio Gaudério/Folha Imagem
Pedrinho (César Cardadeiro) vira Indiana Jones em
um dos episódios; à direita, o Saci
A Folhinha visitou o "Sítio do Picapau Amarelo", em Guaratiba, Rio de Janeiro, onde estão sendo filmados episódios do novo programa infantil, que estreou no dia 12 de outubro, na Globo, no "Bambuluá".

O sítio de Dona Benta, avó do Pedrinho e da Narizinho, ganha computador, forno de microondas, automóvel e até celular, mas as aventuras continuam misturando a realidade e a fantasia, com uma linguagem mais moderna.

A nova versão das histórias do escritor Monteiro Lobato adaptada para televisão utiliza recursos de computação gráfica nas cenas em que bichos, legumes e bonecas falam.

O Marquês de Rabicó, o Quindim, a Cuca e o Burro Falante são bonecos grandes, manipulados por controle remoto, como a Priscila da "TV Colosso". A voz de cada um deles é dublada em estúdio.

Emília casa com o Rabicó

Antonio Gaudério/Folha Imagem
A atriz Isabelle Drummond se transforma em Emília

Isabelle Drummond, 7, faz o papel da boneca de pano. A menina contou que se acha parecida com a Emília, que é espevitada, bagunceira e tagarela, mas que não fala mentiras como a boneca, pois acha isso feio.

A cena que achou mais legal fazer foi a de seu casamento com o Rabicó. Narizinho contou para Emília que o Rabicó era um príncipe, só que uma bruxa muito má tinha transformado o Rabicó em porco. Ele iria virar um príncipe de novo quando achasse um anel mágico na barriga da minhoca. "Como ele come minhoca, eu acreditei, casei com Rabicó e, quando acabou o casamento, o Pedrinho disse que era mentira. Eu desmaiei."

Antonio Gaudério/Folha Imagem
O Saci (Izak Dohora, 13)
Saci tem um dublê

O Saci do "Sítio do Picapau Amarelo" é interpretado pelo menino Izak Dohora, 13. Ele e Pedrinho vão viver muitas aventuras na mata. Mas o ator tem um dublê, já que o Saci vive pulando numa perna só e Izak tem as duas pernas.

Izak conta os truques das gravações: "Uso uma meia azul num cenário com o fundo azul quando estou no estúdio". A computação gráfica faz com que só uma perna apareça na TV. Quando a cena é externa, fora dos estúdios, o ator é gravado apenas da cintura para cima, e o dublê, da cintura para baixo.

Leia mais
  • Saiba tudo sobre o "Sítio do Picapau Amarelo"
  • Leia entrevista com os personagens do sítio
  • Conheça a música do programa
  • Veja galeria de fotos do sítio


  • Leia mais na seção livros:
  • Um reino de aventuras

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.