Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

 

Lula, vá a Davos

Rodrigo Zavala
Equipe GD


Coordenadores do Fórum Social Mundial (o maior encontro social do planeta) e do Movimento dos Sem Terra (MST) pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não vá ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em uma carta aberta. "Lula, não vá a Davos", chegou a dizer o filósofo e sociólogo Emir Sader, que comparecerá ao Fórum Social Mundial (FSM).

Segundo Sader, o presidente não deve comparecer ao "banquete dos responsáveis pela miséria do mundo". Além disso, não deve emprestar seu prestígio a "essa festa de poucos banqueiros responsáveis pelas políticas que geram fome na África, Ásia, América Latina e até aqui no Brasil. Lula não deve ficar do outro lado da barricada".

Para saber, Lula é o convidado mais simbólico do Fórum Social Mundial, do qual participou de todas as edições desde 2001, realizadas sempre em Porto Alegre - RS. O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente, é um dos promotores e patrocinadores do evento. Em fevereiro do ano passado, então pré-candidato à presidência, Lula começava a sua palestra Um outro Brasil é Possível, durante o 2º Fórum Social Mundial, ao lado da economista Maria da Conceição Tavares, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ambos criticavam duramente o Fórum econômico, tratando tal evento como omisso e sem escrúpulos.

Lula explicou de forma bastante sucinta o antagonismo entre os dois fóruns, que ocorrem simultaneamente: "as diferenças estão no fato de que o Fórum Econômico pode estar discutindo como acumular mais riquezas, enquanto no Fórum Social Mundial discute-se como distribuir melhor a riqueza existente."

No entanto, Lula, em vários aspectos, deu continuidade a práticas e discursos adotados pelo governo anterior. Não há razão, claro, para repetir o que muitas vezes foi mal feito, provocou desgaste na figura presidencial e, além de tudo, colaborou para a derrota eleitoral.
Lula deve ir a Davos, sim! Deve levar aos "donos do mundo", como são chamados durante o Fórum Social Mundial, o que ele aprendeu em Porto Alegre nesse últimos dois anos. Se alguém não fizer isso, será muito difícil mudar o mundo. "Um novo mundo é possível", diz o emblema do FSM, mas alguém deve se mexer.

 

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
  O povo é que tem razão
  Bahia dá exemplo de desrespeito à educação pública
  Presente de grego
  Maluf prega tolerância zero para adolescentes
  Excesso de pesquisas de opinião empobrece processo eleitoral
  Polícia "nela"
  Paulo Coelho serve de modelo cultural para o Brasil?
  Redução de maioridade penal é histeria e não diminui violência
  Políticos e polícia não dão exemplos de conduta
  O rei do mundo?
  A vitória dos Arianos
  Festa e clima de campanha marcam Dia do Trabalho
  França está prestes a virar um país xenofóbico
  "Homem de paz" manda soterrar centenas de civis
  Garotinho promete, mas cumprir que é bom...
  Caso Roseana Sarney cria avalanche de desatinos
  Antes tarde do que nunca?
  Aos amigos tudo, aos inimigos nada
  Quem mais quer armar a polícia com fuzis AR-15?
  PL usa "teoria da ola" para arrebanhar cobaias