HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
24/01/2007
ESPM lança primeira pós em marketing do vinho

 

Marina Rosenfeld
Karina Costa ( colaboração)
especial para o GD




O crescimento do mercado de vinhos no Brasil levou a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) a criar um curso de pós-graduação especializado em marketing de vinho.

Apesar de já serem muitos os enólogos, o mercado carece de profissionais especializados na área comercial do negócio. Por isso, o curso abordará questões sobre a comercialização e o público consumidor de vinho.

O programa em marketing, pioneiro na América Latina, contará com a participação das maiores empresas do setor como a Expand, Vini/Brasil e Vinícola Miolo. Uma parceria com a Organização Internacional da Uva e do Vinho possibilitará ao aluno complementar sua formação na Organização Universitária da França.

As atividades serão ministradas na unidade de Porto Alegre da ESPM e nas sedes de algumas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul. No final do programa está prevista uma viagem técnica para as regiões das vinícolas da Argentina e Chile.

Entre as disciplinas estão: gestão estratégica, marketing estratégico, desenvolvimento de mercados do vinho, gestão de produção, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, mercado global de vinhos, mercado brasileiro de vinho, estratégias de distribuição, estratégias de comunicação, logística, organização de eventos, plano de marketing internacional e plano de negócios.

Mais informações: www.espm.br

   

nOTÍCIAS ANteriores:
23/01/2007 Barcelona recebe maior feira de maconha do mundo
22/01/2007
Sem Steve Jobs, valor da Apple seria US$ 20 bi menor, dizem analistas
19/01/2007
Metrô mexicano é movido a lixo
18/01/2007
Revolução na educação pernambucana
17/01/2007 Celular agiliza embarque
17/01/2007 Restaurante fast-food tem espaço para soneca com cama, TV e incenso
17/01/2007
ONG fecha parceria com município do PR para utilização de aquecedor solar de baixo custo
17/01/2007
Empresa incubada cria sistema que substituirá telefone fixo por celular
17/01/2007
Regiões ribeirinhas recebem ambulanchas
17/01/2007
Metrô mexicano é movido a lixo