HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
26/09/2006
Funcionário é alfabetizado em canteiro de obra

 

Priscila Albino


Ter aulas em um canteiro de obra parece estranho, mas para os operários de empreiteiras contratadas pela Even Construtora e Incorporadora S/A faz parte do seu cotidiano. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários a empresa criou há um mês o curso de alfabetização de adultos.

No meio de uma construção, no canteiro de obra, foram inseridas duas salas de aula para os 40 alunos participantes do “Projeto Escola Even”. O curso tem duração de oito meses, três vezes na semana, após o expediente de trabalho. Munidos de uma cartilha, oferecida juntamente com todo o material necessário eles aprendem conteúdos equivalentes aos estudados do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. As aulas de português, matemática, história e geografia são passadas de maneiras variadas. Assuntos atuais também fazem parte do processo de aprendizado.


”Nós percebemos que havia dificuldade na execução das tarefas mais simples. Por meio deste curso o profissional resgata a cidadania e se sente inserido na sociedade como um todo. Há uma melhora na vida dessas pessoas”, afirma Paulo Otávio, Superintendente Administrativo da empresa quando questionado da idéia de sala de aula em canteiro de obra.

Com a ajuda de uma empresa especialista em alfabetização de adultos (Adventto Ética e Cidadania Empresarial) a construtora tem intenção de ampliar o projeto. “ Pretendemos estender esse trabalho a outros canteiros de obra” fala Irene Picoli, Coordenadora do projeto e Supervisora de RH da Even. A intenção é de levar esse ensino para todas as obras da empresa na capital. A primeira turma fica no canteiro da Reserva Granja Julieta, zona Sul. Está prevista uma nova turma do projeto para maio de 2007, iniciando o processo de ampliação do curso.

   

nOTÍCIAS ANteriores:
22/09/2006
Nº de abortos ilegais cai 28% em 13 anos
21/09/2006
UFBA substitui vestibular por Enem
20/09/2006
Aumenta os milionários no mundo
20 /09/2006
Produção de Cartoon, Charge e História em Quadrinhos ganha curso superior
20 /09/2006
Cidade de São Paulo ganha Bibliocicletas
20 /09/2006
Executivos viram blogueiros
20 /09/2006
Mais de 35 milhões de voluntários fazem mutirão global de limpeza
20 /09/2006
Adolescentes contratam empresas para criar seus sites
20 /09/2006
Ecoturismo de Aventura é foco de curso superior
20 /09/2006
Empresa vai além e oferece orientação profissional para irmãos e sobrinhos de funcionários