HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
31/03/2006
Cientistas fundem células cerebrais e chips de computador

 

A linha que separa os organismos vivos das máquinas ficou mais tênue. Pesquisadores italianos anunciaram o desenvolvimento de "neuro-chips", criados a partir da fusão de células cerebrais ativas e circuitos de silicone, informou nesta segunda-feira o site "Live Science". a longo prazo, o feito pode permitir o desenvolvimento de computadores orgânicos, capazes de processar números usando neurônios ativos, ou mesmo a criação de sofisticadas próteses neurais, capazes de tratar distúrbios neurológicos.

Para criar o "neuro-chip", a equipe de pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, comprimiu mais de 16 mil transistores eletrônicos e centenas de capacitadores em um chip de silicone de apenas um milímetro quadrado de tamanho. -

Os neurônios promoveram a ligação entre os canais iônicos dos neurônios e materiais semicondutores de forma que os sinais elétricos neurais pudessem ser transmitidos para o chip de silicone - explicou o pesquisador Stefano Vassanelli.

As proteínas permitiram que os componentes eletrônicos do "neuro-chip" e as células ativas se comunicassem entre si. Os sinais elétricos dos neurônios foram gravados usando os transistores do chip, enquanto os capacitores do chip foram usados para estimular os neurônios.

Segundo os pesquisadores, pode levar anos até que a tecnologia avance o suficiente para tratar distúrbios neurológicos ou criar computadores vivos. A curto prazo, no entanto, os chips poderiam ser de grande utilizada para a indústria farmacêutica. -

Companhias farmacêuticas poderiam usar o chip para testar os efeitos das drogas nos neurônios e descobrir novas possibilidades de tratamento - afirmou Vassanelli.

Os pesquisadores trabalham, agora, no desenvolvimento de maneiras de evitar danos nos neurônios durante a estimulação. A equipe também explora a possibilidade de uso de instruções genéticas neurológicas para controlar os "neuro-chips".

As informações são do jornal O Globo.

   

NOTÍCIAS ANteriores:
30 /03/2006
Cyberbullying leva escolas a criarem disciplina de ética na Internet
29 /03/2006
75% dos brasileiros admitem que seriam capazes de cometer irregularidades em cargos públicos
28/03/2006 STJ obriga Prefeitura de São Paulo a matricular crianças em creches
28/03/2006
Cyberbullying leva escolas a criarem disciplina de ética na Internet
28/03/2006
Pós-graduação em tecnologia assistiva é inédita no país
28/03/2006
Aumenta participação de mulheres no mercado em relação ao ano passado
28/03/2006
Familiares de pessoa com câncer têm dificuldade de se recolocar no mercado
28/03/2006
Água impura mata 5.700 crianças por dia
27/03/2006
Objetivo descobre superdotados na rede pública de ensino
24/03/2006
Escolinha de Surf complementa a educação em Camboriú