HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

comunidade
16/07/2004
Vila Mariana aposta em acessibilidade

 

Calçadas com rampas e sem muitos desníveis. Semáforos com dispositivos sonoros para orientar pedestres com dificuldades visuais. Esse é o panorama que a subprefeitura da Vila Mariana (zona sul de São Paulo) pretende ter dentro de alguns anos para facilitar a locomoção de deficientes e idosos no bairro.

Dos 31 planos diretores regionais aprovados no início deste mês, nenhum cita tanto quanto o da Vila Mariana a necessidade de mudanças para garantir a acessibilidade.

A proposta condiz com o perfil da região, que possui muitas entidades filantrópicas e moradores idosos, e alavanca a estratégia de desenvolvimento local: uma das principais metas do plano regional da Vila Mariana é consolidar o entorno da rua Pedro de Toledo como pólo hospitalar da zona sul.

Atualmente, o local conta com o complexo formado pelo Hospital São Paulo e a Escola de Medicina, além do Hospital do Rim e da Hipertensão.

Como uma das estações da futura linha 5 do metrô será instalada na região, o plano cria nesse entorno uma área de intervenção urbana, o que dá a possibilidade aos empreendedores de construir acima dos limites do zoneamento, mediante outorga onerosa (mecanismo pelo qual as construtoras pagam uma taxa para poder construir prédios acima de um determinado limite).

Pelo projeto, todas as quadras incluídas na área de intervenção urbana, e não apenas os cruzamentos, deverão contar com acessos para deficientes.

"Fizemos uma reunião específica sobre acessibilidade. Quando entramos nessa discussão, vimos que hoje em dia esse assunto não diz respeito só a deficientes, mas também ao idoso, à gestante, à mãe com carrinho de bebê. O conceito de acessibilidade é bem amplo", afirma o arquiteto Luiz Fernando Vecchia, que coordenou a elaboração do plano na subprefeitura da Vila Mariana.

As informações são da Folha de S.Paulo.

   

NOTÍCIAS ANteriores
15/07/2004 Mão-dupla sertaneja
14/07/2004 Favelas do Rio podem ter ações na Bovespa
12/07/2004 Proposta destaca ações coordenadas de investimentos nas cidades
08/07/2004 Europa agora aumenta jornada de trabalho
06/07/2004 Internet indica a gasolina mais barata das redondezas
29/06/2004 Treinamento de leigos é essencial em caso de emergência cardíaca
28/06/2004 Só 1/3 do ensino particular é adequado
24/06/2004Portugueses querem cotas para homens nos cursos de medicina
23/06/2004 Alunos ficam período integral em escolas púbicas de SC
22/06/2004 Cidade "big brother" é exemplo de histeria comunitária