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25/10/2004
Investimentos "éticos" ganham espaço no mercado

 

Quando o ABN lançou seu fundo Ethical FIA, em 1º de novembro de 2001, não faltaram comentários negativos no mercado. Dizia-se que se tratava de uma liberalidade com o objetivo de melhorar a imagem do banco. "Foi um erro de avaliação, que escondia um preconceito", comenta Pedro Villani, gestor do fundo.

Já são cerca de 4.000 cotistas com recursos investidos nos dois produtos, o fundo Ethical FIA, dirigido ao varejo, e o Ethical FIA II, destinado ao investidor institucional e privado, com o patrimônio dividido quase igualmente entre os dois.
Em dois anos e dez meses, o fundo Ethical FIA apresentou uma rentabilidade de 122,51%, superior aos 105,75% de rentabilidade do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) no período, com volatilidade (oscilação de cotas) menor que a média do mercado. O Ethical FIA II, criado em 6 de novembro de 2001, acumulou uma rentabilidade de 117,8%, contra 89,4% do Ibovespa no mesmo período.

Hoje muitas outras instituições estão seguindo essa tendência, e as empresas que fazem parte dessas carteiras têm apresentado retorno financeiro interessante. Segundo Villani, a proposta inicial não era só buscar retorno mas também introduzir, no Brasil, a idéia do investidor responsável. "O investidor responsável agrega valor social ao seu capital. Olhamos para o investidor vendo também o impacto de sua ação na sociedade", diz.

Com o segmento atraindo outros bancos, o ABN Amro ainda vê grande potencial de crescimento. "Nosso objetivo agora é estimular o investidor institucional, porque, através dele, vamos conseguir mais rapidamente mudar a cultura do mercado", afirma o executivo.

Bruno Erbiste, analista do ABN, comenta que, ao avaliar os números em prazos mais longos, os investidores se convenceram de que a sustentabilidade traz vantagem competitiva às empresas que praticam a responsabilidade social e ambiental.

   

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