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Mais São Paulo
10/03/2006

Depois do carnaval, escolas públicas aprendem com o samba

 

da Redação

Em busca de integrar cada vez mais a grande festa carnavalesca com a sociedade, a Secretaria de Educação em parceria com a São Paulo Turismo - responsável pelo Sambódromo - estão lançando projetos para crianças da rede pública de ensino. Uma série de escolas já foram visitar os carros alegóricos parados no pátio após os desfiles, em continuidade com o programa São Paulo é uma escola.

Outra atividade que os parceiros querem desenvolver é levar a criançada para os barracões das escolas para que estimulem o aprendizado através da temática trazida pelos samba-enredos. A Mocidade Alegre, por exemplo, que trouxe esse ano um samba-enredo a respeito da transposição do Rio São Francisco, ensinou a estudantes questões ligadas à história e geografia.

O projeto ainda não está disseminado na rede pública, mas algumas escolas já trabalham nesse sentido. A Escola Municipal Garcia D’Ávilla, por exemplo, possui uma forte relação com a escola de Samba Unidos do Peruche. Através de um trabalho de recuperação da escola iniciado pelo diretor da escola, Waldir Romero, a escola tem um estreito vínculo com o samba. Os alunos têm aulas de cavaquinho, percussão, desenham fantasias, e fazem outras atividades relacionadas.

Até uma parada cívica no 7 de setembro à moda do samba foi criado através do projeto Folia da Cidadania. Em vez de uma marcha, um desfile. Em vez do Hino Nacional, o samba-enredo criado por jovens da comunidade; tudo regado a muito samba. “A comunidade negra do entorno da escola é muito grande. Desfilar o 7 de setembro com o ritmo local tem tudo a ver conosco”, diz o diretor, que por notáveis projetos com o samba hoje ocupa o cargo de diretor social da Unidos do Peruche.

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