Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
21/12/2007

Alunos farão exames de vista e audição em 2008

 

A partir de fevereiro, 170 mil alunos de 1ª série das escolas estaduais da Grande São Paulo farão exames de audição e visão. Essa iniciativa faz parte do programa de Acuidade Visual e Auditiva que será lançado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina e Secretaria Estadual de Saúde.

O orçamento de R$ 4 milhões para a realização da primeira etapa do programa foi aprovado no início da semana pela secretária estadual de Educação Maria Helena Guimarães de Castro, que pretende expandir a iniciativa para todas as escolas estaduais do interior em 2009. “Enviaremos médicos às escolas com intuito de examinar os alunos e fazer os encaminhamentos necessários para resolver os problemas de visão e audição que podem impactar de forma negativa o aprendizado das crianças.”

A pasta ainda avalia com a Fundação Faculdade de Medicina e a Secretaria Estadual de Saúde a possibilidade da entrega - quando necessário - de óculos e aparelhos auditivos para as crianças após o diagnóstico, mas garante que todos os alunos participantes do programa terão seus problemas resolvidos. “Vamos começar com as primeiras séries, mas depois vamos expandir para as demais.”

Dentistas
Em fevereiro, o programa Aprendendo com Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliará seu atendimento para 30 mil alunos da rede municipal por mês e terá dentistas em sua equipe médica.

O programa, lançado oficialmente em setembro, consiste na visita de médicos - um pediatra,um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos - às escolas. “Em 2008, vamos ampliar o número de 5 para 15 equipes médicas, que passarão a contar também com dentistas, auxiliares de higiene dental e auxiliares de cirurgião dentista”, afirma Vicente Abreu, assessor técnico da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2007, 10.500 alunos da rede municipal passaram pela avaliação médica do programa. Desses, 6 mil foram encaminhados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde(UBS). “O que fazemos é uma avaliação resolutiva, e não apenas um levantamento de problemas.”

As escolas visitadas pelo programa são escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. “Há escolas que fazemos duas ou mais visitas, pois o objetivo é atender todos os alunos. No ano que vem, pretendemos contar com a presença de um familiar durante a avaliação”, explica Abreu.

Maria Rehder
O Estado de S.Paulo

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
20/12/2007
São Paulo está mais segura do que algumas cidades norte-americanas
18/12/2007
Cai o nº de faltas de professores municipais
17/12/2007
Confira a movimentação de empresas e empreendimentos que atendem exclusivamente os muitos ricos
14/12/2007
Rede de ciclistas pretende ligar três parques
13/12/2007
Taxistas fazem curso de aperfeiçoamento
11/12/2007
Sambistas se unem para gerar renda nos meses ociosos
06/12/2007
Primeiro mutirão do Aprendendo com Saúde
04/12/2007
São Paulo entrará na era da educação integral
03/12/2007
Cursos para profissões com alta demanda no centro de São Paulo
30/11/2007
Máquina de camisinha será colocada em bar
Mais matérias