Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
25/10/2007

Garoto-talento é descoberto graças a apoio
da professora

 

Erika Vieira


Segundo lugar na classificação de exatas do Fuvestão (2007) - simulado aberto da prova da Fuvest promovido pelo cursinho Objetivo - e dono da 9ª posição na classificação geral, Danilo Furlan Kaid, 17 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio, é um exemplo de jovem que se destaca nos estudos quando incentivado. Desde o começo de sua vida escolar, foi assim. O garoto que sobressaía às outras crianças da escola precisou do incentivo dos professores para melhor usar sua inteligência e descobrir que gostava de estudar.

“Eu não queria participar da olimpíada, achava que não ia ganhar nada. Mas depois que ganhei a medalha de ouro fui sozinho me inscrever para participar das outras.” Foi assim que Danilo descobriu que era legal estudar e que podia fazer bom uso de sua alta capacidade de aprender. Graças a insistência da professora de ciências, da Escola Estadual Batista Renzi – instituição em que estudava na época - , para que ele participasse da Olimpíada Paulista de Física, o garoto, que estava na sétima série, ganhou a medalha de ouro. No ano seguinte foi sozinho se inscrever para a Olimpíada Paulista de Matemática e também a de Astronomia. “Quando a professora Heloisa insistiu dava para perceber que ela acreditava em mim.” O apoio dos pais também foi essencial: “Minha mãe sempre valorizou muito eu ir na escola. Quando eu precisava ela me levava na biblioteca.”

Por se destacar nas olimpíadas, ganhou uma Bolsa Talento do Ismart (Instituto Social Maria Telles) para cursar o ensino médio em um colégio particular. “Hoje eu gosto muito de assistir às aulas. Vejo que na escola particular a aula realmente é dada, na outra escola tudo ia num ritmo mais lento, os professores não eram tão animados.”

Agora, Danilo quer prestar vestibular para física na USP e na UNICAMP. “Se eu estivesse em uma escola pública não teria a certeza de passar no vestibular.” O garoto tem um sonho: ”Quero ser cientista e dar aula, mesmo os outros não vendo a profissão de professor com bons olhos.”

Links relcionados:

Você é superdotado?
Droga de elite
Talentos clandestinos
Entenda mais sobre superdotados e pessoas com altas habilidades


Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
19/10/2007
SP absorve 42% das novas vagas formais
16/10/2007
Receitas do cinema desvendadas em livro
16/10/2007
Antiga Febém Tatuapé será escolas de cursos técnicos
12/10/2007
37% dos alunos que terminam 1ª série não sabem ler
11/10/2007 Paulistano quer dois dias de rodízio
10/10/2007
Unicef nomeia Felipe Massa como campeão das crianças
09/10/2007
Promoção de eventos em São Paulo estimula a criação de novos cursos técnicos
08/10/2007
São Paulo investe em sua vocação cultural
05/10/2007
São Paulo ganha Bairro Musical no fim de semana
04/10/2007
Sábado será o dia transformador das escolas municipais
Mais matéria