HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
26/05/2006
USP recebe doação de 15 mil obras da Biblioteca Brasiliana

 

Simples, simpáticos, bem-humorados. Foi assim que José e Guita Mindlin se mostraram na cerimônia que oficializou a doação das cerca de 15 mil obras que compõem a Biblioteca Brasiliana para a USP, realizada na quarta-feira (17/05), na Reitoria da Universidade.

Dizendo-se encabulado, José Mindlin agradeceu a receptividade da USP em acolher seu “projetinho” – como jocosamente se referiu a Brasiliana. Seguindo o tom descontraído de sua fala, o bibliófilo lembrou que sua paixão pelos livros começou em 1927, quando tinha 13 anos de idade. “A Biblioteca começou como uma pequena plantinha, que depois de algumas décadas se transformou numa árvore frondosa, e após mais algumas décadas tornou-se uma grande floresta”. E brincou: “Agora estou lhe trazendo, reitora Suely, mais um trabalho, o de guarda florestal”.

“A decisão de fazer essa doação representa para nós uma verdadeira lisonja e homenagem e, sobretudo, uma demonstração de confiança”, agradeceu a reitora Suely Vilela, que falou sobre a responsabilidade da Universidade em “assegurar a identidade de Brasiliana como inestimável patrimônio cultural, torná-la acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral, e propiciar os meios para que ela possa contribuir da melhor forma possível com a evolução das pesquisas sobre a cultura brasileira”.

Na ocasião também foi apresentado o projeto do Centro de Estudos Brasileiros, que vai abrigar o já existente Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), fundado por Sérgio Buarque de Holanda, e a coleção doada. Eduardo de Almeida e Roberto Mindlin são os arquitetos responsáveis pelo projeto – as obras devem começar ainda este ano, e sua conclusão está prevista para 2009.

Diretor do IEB, István Jancsó destacou a importância dessa união para a preservação da memória nacional. “A Brasiliana custeada pela USP é um projeto ímpar no Brasil e no mundo”, disse. José Aparecido Barbosa, gerente de comunicação da Petrobrás – empresa parceira do projeto – chamou atenção para o poder que a circulação de conteúdos culturais representa na nossa sociedade e caracterizou o Centro de Estudos Brasileiros uma convergência de esforços por um espaço fundamental para o aprofundamento de conhecimentos.

Sorridente, Guita Mindlin se mostrou entusiasmada com a oficialização da doação. “Fico muito feliz em saber que o patrimônio de toda uma vida tenha como destino a USP”. Quanto à unificação de Brasiliana e o IEB, ela diz: “espero que não demore!”.

A coleção Brasiliana representa apenas parte do acervo de cerca de 40 mil títulos reunidos em mais de sete décadas. No conjunto doado à USP, constam obras de literatura, história, sociologia, poesia. Dentre as raridades estão documentos do séc. XVI com as primeiras impressões que padres jesuítas tiveram do Brasil, jornais anteriores à Independência e manuscritos que resgatam a gênese literária de grandes obras, como “Sagarana” (de Guimarães Rosa) e “Vidas Secas” (de Graciliano Ramos). O restante das obras ficará com a família.

Bibliófilo formado pela Faculdade de Direito da USP, José Mindlin foi presidente da empresa Metal Leve, diretor do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e secretário estadual da Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Em 2005, ele recebeu da Universidade o título de doutor honoris causa.

Cultura e Pensamento 2006
Na mesma cerimônia foi lançado o programa “Cultura e Pensamento 2006”, dos Ministérios da Educação e da Cultura. Juca Ferreira, secretário executivo do Ministério da Cultura, afirma que este programa pretende “potencializar a capacidade de criar soluções e estimular o pensamento”. Por meio de financiamento a pesquisas e apoio a revistas universitárias, o programa visa valorizar a vida cultural das universidades, bem como o diálogo entre os saberes".


As informações são da USP Notícias.

Com doação de Mindlin, USP terá maior coleção brasiliana do mundo
USP entrega distinção de Doutor Honoris Causa a José Mindlin

 

   

NOTÍCIAS ANteriores:
25/05/2006
Eletropaulo quer quadros do Masp como garantia de pagamento da dívida
23/05/2006
Mini-Virada Cultural em São Paulo
22 /05/2006
Público supera medo e prestigia Virada Cultural
19/05/2006
Virada Cultural traz civilização de volta à cidade
18/05/2006 Integração das Secretarias de Educação
17/05/2006
Golpe de mestre
16/05/2006
População procura alternativa para a estabelecer a paz
15/05/2006
Caminhada pela Paz
12/05/2006
Projeto de Kassab proíbe outdoors em SP
11/05/2006
Catedral da Sé pode virar centro permanente de música
10/05/2006
“Dê mais que esmola. Dê futuro” tirou apenas 943 crianças das ruas depois de oito meses de projeto