HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
29/06/2005
Projeto Centro - Escola

Veja detalhes sobre experiências do Centro-Escola:

Subprefeitura da Sé transforma Centro de São Paulo em sala de aula

O projeto Centro- escola já levou mais de 6 mil estudantes a excursões pela região central. Desde abril, a Subprefeitura da Sé e parceiros têm mostrado o rico equipamento cultural da cidade aos alunos da rede municipal da região. Idealizado pela Subprefeitura da Sé, Secretaria de Educação e Cidade Escola Aprendiz, com parceria da Comgas, Santander/Banespa e Porto Seguro, o projeto-piloto está ampliando o processo de ensino e aprendizagem fora do espaço da escola no pós-aula, apresentando e valorizando o Centro de São Paulo.

A idéia fundamental de "O Centro pode ser uma sala de aula", segundo a coordenadora do projeto, professora Olga Maria Arruda Gonçalves, é ampliar a concepção de mundo e sociedade e fazer com que os alunos "descubram sua cidade, questionem seu mundo, olhem além dos muros e preconceitos, a partir de uma visão da escola integrada na vida da comunidade". As parceiras viabilizam transporte e material didático aos alunos e escolas. A Gradiente e a Videolar também fizeram doações às escolas do Centro: 20 aparelhos de DVDs e DVDs didáticos.

O projeto tem um calendário para o período de sete meses de excursões contemplando alunos de toda a rede municipal da região da Subprefeitura da Sé: 10 EMEIs; 3 EMEFs; 3 CEIs (Centro de Educação Infantil); 1 EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) e 1 Cieja (Centro de Jovens e Adultos). Já houve visitas ao Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arte Contemporânea, Zoológico de São Paulo, Memorial da América Latina, Sala Cinemateca, entre outros.

Centro de São Paulo educa professores da rede municipal

Os Educadores Comunitários serão responsáveis, dentro da escola, por projetos que otimizem a formação dos alunos de determinado bairro, aproveitando seu espaço de vivência e também a população local. Além de organizar atividades de pós-aula, eles desenvolvem projetos educativos e buscam parcerias com a comunidade.

O espanhol César Coll e a equatoriana Rosa Maria Torres são dois dos estudiosos que desenvolveram o conceito de Comunidades de Aprendizagem, propostos pelo Projeto Aprendiz na forma de Cidade Educadora e, ainda, Bairro- Escola. O projeto tem patrocínio da Comgas e parceria do Aprendiz, cujos monitores vão capacitar os pedagogos. O treinamento, de 120 horas, vai até dezembro, com 16 encontros, sempre em algum local do Centro (Centro Cultural Banco do Brasil, Pateo do Collegio etc). A Comgas viabilizou a capacitação dos educadores e a entrega, a todas as escolas participantes, do livro organizado pelo fundador do Projeto Aprendiz, Gilberto Dimenstein, "São Paulo 450 Anos Luz - a redescoberta de uma cidade" e de guias com sugestões de atividades didáticas.

Cada uma das 18 escolas do Centro de São Paulo escolheu seus representantes para participar da capacitação e tomar conhecimento de experiências no Brasil e no exterior; formas de elaboração de projetos; captação de recursos; experiências curriculares que usam a comunidade para re-significar as matérias tradicionais, entre outros. “Esse é um importante passo no nosso empenho para a revitalização do Centro de São Paulo”, afirma o Subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo. “Os estudantes vivem e aprendem com a região e sua comunidade, queremos que todo paulistano faça o mesmo”, diz Matarazzo, que, com a responsável pelo projeto, Olga Arruda, estará presente no início do evento do Pateo do Collegio.

As informações são da Assessoria de Imprensa Prefeitura do Município de São Paulo - Subprefeitura da Sé.

   

NOTÍCIAS ANteriores
28/06/2005
USP Zona Leste cria projeto de extensão voltado à comunidade local
27/06/2005
200 milhões de reais são desperdiçados em São Paulo
24/06/2005
Queda de homicídio em Cidade Tiradentes é de 69%
23/06/2005
Jardim Ângela vira modelo para São Paulo
22/06/2005
Jovens brasileiros são preparados para apresentações de ópera
20/06/2005
Experiência paulistana chama a atenção internacional
17/06/2005
Zona Norte de São Paulo pode virar cidade do samba
16/06/2005
Experimento brasileiro supera paralisia
15/06/2005
Fashion Week estimula núcleo de costureiras na periferia