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29/06/2007
Expresso SP-Cumbica sai em 2010, a R$ 25

 

Parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bi será lançada em 2008


O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que vem, quando será lançada a parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início das operações previsto para 2010. O governo define agora detalhes como tarifa-referência para a PPP, o local da estação terminal e o traçado definitivo. O preço estimado para a passagem é de R$ 25. O percurso de 27 quilômetros será feito em 15 minutos pelo trem, que chegará a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.

Em abril, dois consórcios - um de empresas brasileiras e outro de espanholas - ofereceram projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na primeira concorrência da linha - restrita a idéias. Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as propostas até o fim do ano.

Um dos entraves era a reivindicação de Guarulhos para que houvesse estações na cidade antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma estrutura férrea, porém de formas distintas.

O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá da Estação Brás, no centro da capital, com parada na região da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho Magalhães), próximo de Cumbica. O Expresso Aeroporto seguirá direto para Cumbica e será mais confortável, com ar-condicionado.

Dos 27 quilômetros de linha férrea, a vencedora da PPP terá de construir apenas 9 - de Engenheiro Goulart até Cumbica, passando sobre o Rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna. Os outros 18 estarão sobre uma faixa de domínio já existente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Expresso Guarulhos terá uma tarifa compatível à praticada hoje pela CPTM (R$ 2,30) e tem demanda projetada inicialmente para 100 mil pessoas por dia - futuramente, serão 200 mil. Já o Expresso Aeroporto tem movimentação inicial prevista de 20 mil passageiros por dia, que poderá subir para 39 mil após a conclusão da ampliação de Cumbica.

O trem para o aeroporto atenderá a passageiros e funcionários - estes, caso não consigam descontos na tarifa, poderão usar a composição que pára no Parque Cecap e pegar ônibus para completar a viagem. 'Os trens irão operar na mesma estrutura, em intervalos de seis minutos, com partida de um ou do outro a cada três minutos', explica Viegas.

Partida
Outra decisão a ser tomada nos próximos meses se refere à estação de partida do Expresso Aeroporto em São Paulo. O Brás foi descartado. Entre Barra Funda e Luz, a última tem se consolidado como a mais provável. Segundo Viegas, a Luz 'é mais viável porque consideramos importante não apenas o espaço físico e a localização, mas também o potencial de influência de um empreendimento como esse'.

Para Viegas, a estação do expresso poderá influenciar positivamente no processo de revitalização do centro, além de a Luz ser uma primeira imagem de São Paulo mais bonita para os turistas. Era justamente nessa região que os visitantes e imigrantes desembarcavam na capital, vindos de trem.

A nova estação será um espaço moderno, onde ficará possível adiantar o despacho de bagagens, e, talvez, até o check-in. Haverá lojas e lanchonetes. No aeroporto, a estação de desembarque será um genuíno shopping, segundo Viegas, e ficará no terreno na frente do prédio de embarque, com uma passarela por cima de onde hoje está o estacionamento. Segundo Viegas, há cem cidades no mundo com o serviço de trem no aeroporto.

Sérgio Duran
O Estado de S.Paulo.

Veja as propostas de revitalização da região da Luz, popularmente chamada de "Cracolândia":
Da "Cracolândia" ao bairro digital
"Cracolândia" futuro centro tecnológico
Prefeitura decide desapropriar "cracolândia"
Uma maravilhosa agulhada na "cracolândia"
“Cracolândia” ganha projeto urbanístico
Aumenta o interesse pela “cracolândia”
Unificação pela arte na "cracolândia"
Iniciativas na "cracolândia"
Prefeitura decide desapropriar "cracolândia"
Publicitários da cracolândia

Veja também:
Artistas querem tomar conta do primeiro arranha-céu de São Paulo

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