Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
30/03/2009

SP ganha novo centro médico para câncer de próstata

 

Um marcador genético para o câncer de próstata e um novo tratamento para o tumor de bexiga serão testados no Instituto da Próstata que será inaugurado hoje pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista. O novo centro médico será comandado pelo urologista Miguel Srougi, professor titular da Faculdade de Medicina da USP, e vai receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A forma como os pacientes do SUS serão encaminhados ainda não está definida, mas Srougi afirma que esse foi um fator condicionante do projeto.

No Instituto da Próstata, o atendimento será feito de forma interdisciplinar, com vários especialistas. Entre as linhas de pesquisa a serem desenvolvidas estão dois estudos que chamam a atenção pelos resultados promissores apresentados até agora. Um deles é a tentativa de desenvolver um marcador genético para o câncer de próstata. Os pesquisadores do Departamento de Urologia da USP identificaram uma diminuição na expressão do gene PGC em pacientes com a doença. Os pesquisadores estudaram 50 casos de pacientes com o tumor maligno na próstata e em todos eles havia alterações no gene.

Outra pesquisa com resultados promissores é a busca por um novo tratamento para o câncer de bexiga. Atualmente o tratamento para a doença é feito com o bacilo Calmette-Guérin, o BCG - causador da tuberculose bovina -, que promove uma resposta imunológica, atacando o tumor. A nova pesquisa utiliza uma forma recombinante da vacina, produzida pelo Instituto Butantã. A versão tem proteínas da Bordetella pertussis, bactéria causadora da coqueluche. Os resultados dos testes em cobaias mostraram ótimos resultados. O próximo passo é testar a vacina recombinante em seres humanos.

O Estado de S.Paulo

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
26/03/2009
Professora usará prêmio para editar livro de alunos
20/03/2009
Escola top usa fanfarra e xadrez para melhorar ensino
17/03/2009
Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto
12/03/2009
Escola recuperada pela comunidade melhora no Idesp
05/03/2009
Baixo Augusta, repaginado
05/03/2009
Poluição de carros quadruplica risco de morte
03/03/2009
Grife proporciona capacitação de design para jovem
24/02/2009
Paraisópolis terá pacote de ações sociais
20/02/2009 É baixo o grau de conhecimento dos estudantes paulistanos
12/02/2009
Número de estudantes nas escolas municipais de São Paulo deve cair, diz pesquisa
Mais matérias