HOME | NOTÍCIAS  | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

pensata
01/08/2006
A melhor idéia de Kassab

O prefeito Gilberto Kassab determinou a seus assessores que se montasse um mecanismo de avaliação das escolas para premiar, com bônus de final de ano, professores e diretores a partir de seu desempenho - é até agora a melhor e mais inovadora idéia da gestão de Kassab que, obviamente, só merece mesmo elogios se sair do papel e não sucumbir à previsível fúria corporativista. Como já comentei aqui, a cidade de São Paulo tem indicadores educacionais pior do que os de quase todas as capitais.

Tal projeto parte de uma premissa: um sistema de avaliação escola por escola usando os mais diferentes critérios, não só o das notas. Isso é a base para políticas sociais mais transparentes, capazes de serem fiscalizadas e pressionadas pela sociedade, a começar de seus maiores interessados, no caso pais e alunos.

Em cima disso, parte-se do pressuposto de que aqueles que trabalham mais e melhor merecem recompensa. É uma tentativa de escapar da mediocridade do funcionalismo, na qual o mérito não é premiado e o erro não é punido. O educador passaria, então, a ser sócio do sucesso e não do fracasso dos estudantes.

Claro que, se for para valer, a premiação exige toda uma teia de ações como a melhoria da infra-estrutura das escolas, formação contínua dos professores e diretores, integração de políticas públicas em torno da educação (cuidar melhor da saúde dos alunos, por exemplo), aumento do tempo de permanência dos alunos dentro da escola ou uso de espaços comunitários.

O bônus por mérito ajudaria a formar uma visão mais arejada do serviço público, no geral, e da educação, em particular. Sem indicadores claros, não se sabe onde está nem onde chegar; sem premiar os melhores, a partir desses indicadores, não há estímulo à inovação.

P.S: Coloquei no site experiência desse tipo realizada em pequena escala em Pernambuco.

 

Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES
31/07/2006
Uma vacina contra sanguessugas
26/07/2006
Um raro prazer na Vila Madalena
25/07/2006
O cúmulo da ignorância
24/07/2006
Como dar aula de incompetência
19/07/2006 Doador de um olhar
18/07/2006 Só R$ 150 por mês
16/07/2006
Quatro lições da professora Inês
14/07/2006
Escola do crime
13/07/2006
A boa lição do PCC
12/07/2006
O impossível dançou