REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
02/10/2007

Receita infalível para virar incompetente

Uma das melhores notícias para a educação brasileira é a crescente sofisticação dos exames para entrar nas faculdades, exigindo mais reflexão e menos "decoreba". Deve-se comemorar a mudança porque, afinal, os ensinos médio e até fundamental passam a estimular cada vez mais um currículo centrado na visão crítica do aluno e em sua capacidade de associar idéias e informações, conectadas a questões concretas.

A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio. Mais uma vez, será cobrada reflexão, o que exige formação geral. É o fim da mediocridade dos cursinhos e dos professores que ensinam matérias sem nenhuma ligação com outras matérias e, muito menos, com o cotidiano.

O que está em jogo não é fazer bons alunos, mas bons profissionais, capazes de sobreviver num mundo de inovações cada vez mais velozes e no qual se demanda a habilidade da auto-aprendizagem. O problema é que, muitas vezes, os professores estão longe, muito longe, do mercado do trabalho e ficam ensinando coisas inúteis; seu poder deriva não da relevância do que ensinam, mas da nota e do vestibular.

Os novos vestibulares estão desmontando esse poder. O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades. Até porque todo o conhecimento disponível já está na internet.

Empanturrar a criança e o jovem com informações sem contextualização e, pior, sem que os alunos sejam protagonistas, é uma fórmula infalível para produzir, no presente, um ser humano infeliz diante dos prazeres da descoberta intelectual e, no futuro, um trabalhador incompetente. Ou um desempregado.

Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
01/10/2007
Você compraria uma máquina de escrever?
26/09/2007
Pintor de rua
25/09/2007
Como emprestar dinheiro ao diabo
24/09/2007
Um Brasil que nunca tinha visto
19/09/2007 Mapa das bicicletas
17/09/2007
Quanto custa Renan Calheiros
12/09/2007
Um arquiteto no ringue
10/09/2007
Qual é a maior estupidez brasileira?
09/09/2007 A primavera de São Paulo tem mais flores
05/09/2007 Periferia cor
Mais colunas