HOME | NOTÍCIAS  | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
17/04/2007
Famosos, violência e bebida

De acordo com as mais recentes pesquisas de opinião, a violência é o assunto que mais preocupa os brasileiros. De acordo com inúmeros estudos científicos, entre as causas de violência está o consumo do álcool. Essa combinação coloca uma pergunta para os meios de comunicação, beneficiários da publicidade: se não defendermos os limites para a publicidade de cerveja, medida proposta pelo Ministério da Saúde, seremos indiretamente coniventes com a violência?

A resposta: seremos. Assim como seríamos coniventes com o fumo se não aceitássemos os limites à sua publicidade. Estamos metidos numa guerra urbana, na qual todos os recursos devem ser usados -- um deles é tentar reduzir o abuso do álcool, especialmente entre os jovens.

São igualmente coniventes as celebridades tipo Zeca Pagodinho, entre outras estrelas, que usam seu prestígio para estimular o álcool. A diferença é que eles não foram treinados para desenvolver a responsabilidade com a informação.


PS- Coloquei no site estudos sobre álcool, violência e acidentes de trânsito.



Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
16/04/2007
Sangue, suor e cerveja
11/04/2007
Calouro por acaso
10/04/2007
Nós matamos motoqueiros
09/04/2007
Cidade limpa?
04/04/2007
Memórias passageiras
03/04/2007
A lição de Sobel
02/04/2007
Cheiro do ralo
28/03/2007
Cátia, Simone e outras Marvadas
27/03/2007
Professores injustiçados
26/03/2007
O futuro mora do lado
21/03/2007
I hate São Paulo
Mais colunas