REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
18/03/2008

Marta volta?

Se sair mesmo candidata à Prefeitura de São Paulo, como indicam as articulações de bastidores, Marta Suplicy já está com um pé no segundo turno, o que revela como sua gestão conseguiu deixar uma sólida lembrança no eleitorado, especialmente o mais pobre. Com base nesse apoio, seus defensores estão articulando a campanha "Marta, volta".

Hoje ela tem uma experiência administrativa municipal e federal, o que não existia quando venceu a eleição para a prefeitura. Possivelmente, a derrota que sofreu, na disputa à reeleição, deve tê-la ensinado algo sobre como fazer alianças, lidar com as adversidades e manter o equilíbrio emocional para governar uma cidade com a complexidade de São Paulo.

Em poucas palavras, é uma candidata eleitoralmente forte, acrescida de uma vivência administrativa local que pode até ajudar a enriquecer, com soluções concretas, o debate eleitoral.

O grande mistério é saber se Marta, caso eleita, volta mesmo. Seu grande projeto, sabido por todos, é suceder Lula ou tentar o governo de São Paulo. Uma vitória municipal levará seu nome a circular na disputa estadual ou, quem sabe, federal. Vai resistir?

Talvez não queira resistir. Mas existirá espaço para ela repetir o trampolim de José Serra? Afinal, na próxima eleição haverá ainda mais cobrança para que não se eleja um prefeito com mandato-tampão. A cidade está cada vez mais mobilizada e atenta.

O fato é que, neste próximo pleito, com tantos nomes fortes, os principais deles com ampla experiência administrativa, como Alckmin e Kassab, um candidato que não transmita a certeza de que a prefeitura não é um trampolim terá dificuldades sérias nas urnas.

Se Marta quiser mesmo se eleger, terá de ser bem convincente de que deseja, de fato, voltar à prefeitura.



Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
   
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
17/03/2008
O país do faz-de-conta
12/03/2008
Guerreando na sombra
10/03/2008
Pior do que assassinato
10/03/2008
Como morrer mais cedo em São Paulo
05/03/2008
Personagens sem roteiro
04/03/2008
Inteligência dá dinheiro
03/03/2008
Nasce uma nova habilidade profissional
27/02/2008
Onde os fracos têm vez
26/02/2008
A grande estrela da educação brasileira
25/02/2008
Vacina contra as drogas
Mais colunas