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REFLEXÃO


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pensata
21/11/2006
Inclusão de verdade

A Universidade de São Paulo elaborou um interessante projeto de inclusão social para ajudar os jovens de escolas públicas no vestibular --aliás, é o melhor eu já vi até agora.

A idéia é convocar escolas públicas a fazer um teste em seus alunos durante cada um dos três anos do ensino médio. As notas serviriam como pontos no vestibular. O aluno seria, portanto, avaliado por três vezes.

O mais importante, porém, e aí está a força do projeto, é que a universidade se comprometeria a ajudar a escola e os estudantes, formando os professores, propondo inovações curriculares, abrindo os laboratórios das faculdades, envolvendo universitários em projetos de extensão. Ou seja, ajudaria a criar escolas de ensino médio de referência.

Como a idéia vai sair do papel (e até se vai) ainda não se sabe. Mas o fato é que, desse jeito, a universidade não se contentaria em criar pontuações para alunos mais pobres, mas ajudaria a educação pública --o que, aliás, deveria ser papel da universidade.


Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

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