REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
22/10/2007

Você é superdotado?

Foi concluído neste mês estudo mostrando que cerca de 18% de estudantes de duas escolas municipais em bairros pobres da cidade de São Paulo são superdotados. Mas o que são superdotados? Esqueça o que você sabe ou pensa que sabe sobre o assunto.

Há um esforço entre especialistas de desmistificar o superdotado, que se associa à figura do gênio, desses que tocam piano excepcionalmente bem aos cinco anos de idade ou resolvem precocemente equações matemáticas. O conceito mais apropriado é o de alta habilidade. São estudantes com habilidades acima da média em artes, matemática, ciências, liderança, esportes ou português. Valorizam-se, assim, as mais diferentes habilidades, porque, na verdade, existem diferentes tipos inteligências.

Existem aqui vários problemas pela falta de conhecimento sobre altas habilidades. O mais óbvio deles é como as escolas, especialmente as públicas, não sabem identificar os superdotados. Nem muito menos como ajudá-los.

Como, muitas vezes, os altamente habilidosos não suportam a rotina escolar, eles são desprezados e punidos. E, não raro, tratados com antidepressivos. É comum superdotados serem hiperativos ou terem distúrbio de atenção.

Por causa da péssima educação pública, nosso maior desperdício é o de talentos em geral. Isso se torna ainda mais grave diante dessa multidão de indivíduos que nasceram como uma altíssima propensão ao talento. O que, se estatística estiver correta, estamos falando de cerca de 10 milhões de estudantes. Jogamos fora o que temos de melhor - e, não raro, alguns deles são recrutados pelo o que existe de pior.

***
Para ajudar pais e professores, coloquei no site uma série de dados para aprender a desconfiar se estão diante de crianças e jovens superdotados.

Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
17/10/2007
Manual de sobrevivência em São Paulo
15/10/2007
A tragédia dos professores enlouquecidos
15/10/2007
"Tropa de Elite" deveria ser obrigatório nas escolas
10/10/2007
Design com humor
08/10/2007
Rolex de Huck dá lição de jornalismo
08/10/2007
O desemprego dos idiotas
08/10/2007
Apagão de trabalhadores
03/10/2007
Campeonato do pastel
02/10/2007
Receita infalível para virar incompetente
01/10/2007
Você compraria uma máquina de escrever?
Mais colunas