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REFLEXÃO


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pensata
26/04/2005
Impostômetro no currículo escolar

Há um óbvio motivo para visitar o Páteo do Colégio: ali, afinal, nasceu São Paulo, uma das únicas cidades do planeta a surgir a partir de uma escola. Existe, agora, mais um motivo educacional para ir conhecer aquele ponto: o impostômetro.

Foi instalado bem em frente ao Páteo do Colégio um telão em que passam, segundo a segundo, os impostos pagos pelo contribuinte. A conta já ultrapassou há muito tempo a casa dos bilhões. Uma conta que sente, mas desconhece.

É uma bela lição, que deveria ser replicada em todas as cidades. Assim veríamos o que vai para os governos e teríamos ainda mais noção do custo da ineficiência e desperdício com dinheiro público. Um dos males brasileiros é que não sabemos quanto pagamos para o poder público e como esse dinheiro é usado.

Recursos desse tipo, o impostômetro, agora acessível pelo computador (www.impostometro.com.br), deveria fazer parte do currículo escolar, matéria básica de princípio da cidade.

O lugar que já foi uma escola dá, agora, uma valiosa lição.

Coluna originalmente publicada na Folha Online, na editoria Pensata.

   
 
 
 

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