HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

adaptações
01/06/2004
Casal de Cuiabá recicla água e tem economia de 30% em conta

Um casal de Cuiabá encontrou uma solução criativa para economizar água. Com o reaproveitamento da água, eles conseguem baratear em 30% a conta de água.

A baiana que na infância carregou muita lata d’água na cabeça para matar a sede se irrita com o desperdício. Na casa onde mora, a ordem é aproveitar tudo até a ultima gota. A água da pia escorre para o jardim. A que vem da chuva é guardada na caixa e rega o pomar.

“A água está difícil e vai ficar mais difícil ainda”, previu a professora aposentada Jozita Priante.

Mas nada incomodava mais dona Jozita do que as descargas. Ela fez as contas. As seis pessoas da família gastavam em média 300 litros de água por dia no banheiro, o que representava 35% do consumo da casa. A solução veio de uma forma criativa. Eles passaram a reaproveitar a água usada na lavagem de roupa.

Foi um trabalho em dupla: dona Jozita teve a idéia e o seu marido, o engenheiro aposentado e dublê de inventor Nicolau Priante, fez o projeto. Foi preciso adaptar a máquina. A água da primeira lavagem, mais suja, sai por um cano e usada para lavar calçadas e regar as plantas. A água que sobra do enxágüe é armazenada em uma caixa; depois, é bombeada para um reservatório no alta da casa e dali vai para a descarga. O sistema é regulado por duas bóias para manter o reservatório sempre abastecido. Quando não vem água da máquina, entra a da rede pública.

“A nossa conta está reduzindo em 30%”, calculou seu Nicolau.

O improviso já virou tese de mestrado em faculdade. A intenção agora é testar o sistema em um bairro de Cuiabá que nem sempre tem água na torneira.

“É um sistema simples e que pode ser implantado por qualquer família em qualquer lugar do Brasil”, disse a engenheira sanitarista Vilidiana Moura.

“O governo deveria exigir que casas, condomínios e prédios adotassem sistemas de reuso similares a esse que estamos adotando”, falou seu Nicolau.

O assunto virou a missão para casal, que escreveu até uma cartilha explicando passo a passo como construir o sistema de reaproveitamento.

As informações são do site Globo.com.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
01/06/2004 Moradores fabricam tijolo ecológico e diminuem o custo de casas poplulares
31/05/2004
Médico ineveste em pessoas carentes
17/05/2004
Criatividade é a arma dos moradores
08/12/2003 Faculdade cria guia para cegos
05/12/2003 Painel de deficientes é exposto no Metrô
02/12/2003 Rede de ONGs se mobiliza para gerar empregos para os mais jovens
02/12/2003 Cidade Escola Aprendiz é destaque do V Prêmio Itaú-Unicef
01/12/2003 Jovens produzem vídeo sobre alcoolismo
28/11/2003 Projeto educativo cria moeda em praia do RN
27/11/2003 Crianças de rede pública terão aulas de educação alimentar