HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
01/12/2003
Jovens produzem vídeo sobre alcoolismo

Uma idéia e uma câmera de vídeo. São estes instrumentos que estão ajudando a mudar a visão de realidade de dez adolescentes em situação de risco de Taguatinga e da Ceilândia, cidades próximas a Brasília. Eles estão produzindo um vídeo sobre “o uso de álcool pelos próprios adolescentes”, que já se encontra em fase de edição e deve estar concluído na primeira quinzena de dezembro.

Depois de passar por uma seleção com outros 200 candidatos, eles ganharam o direito de participar do projeto “Aprendiz da Paz”, financiado pela Petrobrás e coordenado por professores e alunos de iniciação científica dos cursos de psicologia e comunicação social da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto tem como objetivo investigar as características psicossociais de adolescentes em situação de risco no DF.

O objetivo do “Aprendiz da Paz” é despertar nos jovens o sentido de liderança, iniciativa e criatividade tornando-os protagonistas das suas próprias histórias. “Eles fazem uma análise da própria realidade através de atividades propostas. E, sem perceberem, desenvolvem uma visão crítica sobre os fatos da vida”, relatou a coordenadora de Iniciação Científica da UCB, professora Kátia Brasil.

De acordo com o levantamento feito pelos participantes, hoje, nas duas cidades em questão, são atendidos 1,4 mil adolescentes, com no máximo 18 anos, espalhados por 21 instituições. “Nós fizemos um mapeamento de todas as instituições para, então, selecionarmos os participantes através da aplicação de questionários e dinâmicas de grupo”, explicou Brasil.

As atividades são realizadas pelos próprios adolescentes, por meio da pesquisa-ação que estimula o trabalho em grupo. Existem os grupos focais de adolescentes, que envolve discussões e aplicação de questionários; grupos multifamiliares, que aborda a relação do jovem com seu ambiente familiar; e o estudo das instituições de acolhimento de adolescentes, em Taguatinga e na Ceilândia.

O projeto ainda se estende até março de 2004 e o vídeo produzido deverá ser exibido no DF. Os adolescentes participantes são todos ligados ao Centro de Orientação Sócio-educacional (Cose) e ao Cantinho do Girassol.


MARINA AMAZONAS
Do CorreioWeb

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
28/11/2003 Projeto educativo cria moeda em praia do RN
27/11/2003 Crianças de rede pública terão aulas de educação alimentar
19/11/2003 Bom Jesus cria empresa 85% "especial"
18/11/2003 Faculdade Zumbi dos Palmares abre na 6ª
22/11/2003 Cresce investimento em responsabilidade social, diz Ipea
13/11/2003 Música erudita tira jovens da violência e dá oportunidade de uma vida melhor
03/11/2003 Abrinq semeia em instituições idéias de ações premiadas
03/11/2003 Projeto leva pesca à sala de aula e reduz a evasão
31/10/2003 Projetos conscientizam e previnem consumo de drogas na escola
30/10/2003 Futebol recupera adolescentes em Liberdade Assistida