HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

AJUDA BEM-VINDA
11/02/2005
Onde Moras pode ter apoio do Rotary International

LONDRINA (PR) - Um programa de apoio social conhecido pelos londrinenses há anos vai fazer parte das comemorações do centenário do Rotary Club International. O Projeto Onde Moras, que reaproveita material de construção para levantar casas para famílias carentes, está inscrito na Celebração Internacional do Rotary, que acontece dia 19 de março, no Rio de Janeiro, e pode ganhar o apoio da Fundação Internacional da instituição.

Segundo o advogado Naylor André das Chagas, rotariano responsável pela divulgação do evento no Norte do Estado, a celebração integra a programação de comemorações do centenário do clube, no dia 23 de fevereiro. O presidente do Rotary International, o químico e físico americano Glenn Estess, participará das comemorações.

Tendo a saúde pública como tema, a celebração receberá rotarianos de todo o país para discussão de assuntos como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), malária e poliomelite. Entre os palestrantes estão os também rotarianos Adib Jatene, médico do Hospital do Coração (SP) e Lee Jong Wook, diretor geral da Organização Mundial de Saúde.

O Onde Moras, concebido e coordenado pelo engenheiro Civil Maurício Costa, já foi apresentado ao Rotary há cerca de dois anos, através de palestras e em eventos promovidos pelo clube em Brasília. Lá, o programa começou a ganhar repercussão e desde então, Costa luta para mostrar que o caráter social do programa tem funcionalidade não só em qualquer parte do Brasil, como também de outros países.

Em Londrina, o programa já beneficiou mais de 300 pessoas. ''Podemos mostrar que o projeto tem funcionalidade em qualquer parte do mundo. Tanto que já tenho apoio de universidades do Canadá e da Holanda'', afirmou.

A aceitação do programa por parte da comissão de legislação do clube pode garantir ao engenheiro apoio financeiro para levar o Onde Moras a todo o País e até para outros continentes. ''No mundo, o Rotary apóia e promove mais de 50 mil projetos de caráter social, movimentando US$ 90 milhões anuais. Seria muito importante para o Onde Moras estar entre estes projetos'', disse Chagas.

O Rotary de Londrina, por sinal, já apoiou Costa em outras ocasiões. ''Em 1999, ajudamos financeiramente na construção de 21 casas em Londrina'', lembrou Vera Canziani, rotariana e presidente da comissão de comemorações do centenário para o norte do Paraná. ''O apoio da fundação internacional seria ainda mais importante'', destacou Vera.

ALAN MASCHIO
da Folha de Londrina - PR

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
11/02/2005 Arrastão abre inscrições para o projeto "Costurando Sonhos"
18/01/2005
Palha da bananeira gera emprego e renda
17/01/2005
Três novos projetos em SC
17/01/2005 Paulistano fala sobre viagem que fará em barco feito de garrafas PET
17/01/2005 Trabalho é fruto de pesquisa
21/12/2004 Projeto de Ostreicultura fará primeira coleta em fevereiro
21/12/2004 ONG incentiva a ação de dentistas voluntários
21/12/2004 Analfabetismo é erradicado em Itarema
20/12/2004 Dentista conta o que encontrou pelas rodovias do Brasil
20/12/2004 Aposentados e pensionistas poderão fazer faculdade com mensalidade simbólica