HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
ceará
11/04/2005
Projeto Amigo Animal visita abrigo

Quarenta crianças residentes na Creche Tia Júlia, abrigo estadual para adoção, tiveram uma tarde diferente e animada no último sábado. Elas receberam a visita de integrantes do Projeto Amigo Animal, que levaram cinco cães de diferentes raças e tamanhos, realizando atividades e brincadeiras junto aos internos do abrigo.

Enquanto os mais velhos se divertiam, montavam e davam até ordens para Baldoc, o único cão adestrado do grupo, outras crianças menores preferiram observar mais a distância, cheias de curiosidade. Em seguida, entraram quatro pequenas fêmeas de porte pequeno: duas “beagles”, uma “poodle” e uma “west terrier”.

Depois da apresentação dos cães e da interação física com o público-alvo, as crianças foram motivadas a desenhar livremente inspiradas nos momentos de descontração com os animais.

Para finalizar a visita, houve a exposição dos desenhos, além da distribuição de brindes e lanches entre a garotada. Segundo uma das coordenadoras do projeto, jornalista Valéria Feitosa, essa é a segunda vez que a equipe de voluntários visita a Creche Tia Júlia.

O primeiro encontro aconteceu no dia 19 de março, quando foi constatada a perfeita integração entre as crianças e os animais. ‘‘Elas adoram, brincam, querem pegar, abraçar’’, afirma Valéria.

O projeto é desenvolvido por uma equipe de 12 voluntários composta pelo médico veterinário Adriano Fernandes Vieira, por dois adestradores ( Jackson Maciel e Liduíno de Barros) e demais criadores de animais.

O grupo se reúne regularmente para programar as atividades, denominada de zooterapia, uma linha de terapia de seres humanos que utiliza animais como meio de cura. Antes das apresentações, os animais são examinados pelo veterinário e testados quanto à docilidade, controle de sanidade (vacinação, saúde) e banhados 24 horas antes de entrarem em contato com o público-alvo.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Ação Social, que autorizou os integrantes a fazerem visitas aos abrigos Tia Júlia e Desembargador Olívio Câmara (Adoc). As metas, agora, de acordo com Valéria Feitosa, são ampliar a equipe de voluntários e, conseqüentemente, de cães, além de estender a programação a outras instituições, como asilos para idosos. ‘‘Nós queremos levar o projeto para o Lar Torres de Melo, pois onde a zooterapia atuou em instituições como essa, constataram que os idosos passaram a ter uma expectativa melhor de vida e passaram a tomar menos remédios’’, disse.

Serviço:
Os criadores de cachorros interessados em participar do Projeto Amigo Animal podem entrar em contato com o grupo através dos telefones: (85) 9996.9145 ou 8851.9145.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza -CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
04/04/2005 Projeto São José implantará abastecimento de água em zonas rurais
04/04/2005 Cedejor e Prefeitura de Lauro Müller criarão Horta Comunitária
01/04/2005 Doutores Cidadãos lançam projeto nacional: "Canto Cidadão em Todos os Cantos"
31/03/2005 Agentes Comunitários de saúde serão capacitados
30/03/2005 Jovens atendidos pelo Instituto dos Cegos encenam Paixão de Cristo
30/03/2005 Governo investe em projetos para recuperação e preservação da Mata Atlântica
28/03/2005 ONG aposta no protagonismo juvenil para adolescentes de Americanópolis
24/03/2005 Circo une jovens de diversas classes sociais
24/03/2005 ONGs oferecem oportunidade de ingresso no mercado para jovens
24/03/2005 Cultura de rua movimenta jovens piauienses