HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

rio grande do sul
15/10/2004

Professora implanta coleta seletiva em Roca Sales

Um projeto que nasceu com a intenção de valorizar a preservação do ambiente, criado pela professora Maria Lisane Machado, 39 anos, transformou a realidade das 60 famílias da localidade de Campinhos, no interior de Roca Sales. Há dois anos, ela e os seus 12 alunos passaram a arrecadar nas casas todo o lixo reaproveitável para aulas de educação ambiental. Eles selecionavam na escola e vendiam a uma empresa de reciclagem. O dinheiro arrecadado serviu para que os alunos pudessem conhecer os municípios de Canela e Gramado, na Serra.

"A maioria deles nunca havia saído de Campinhos", comenta a professora.

Lecionando há 11 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Abott, a única da comunidade, a professora cansou de ver garrafas plásticas e papéis velhos espalhados pela rua principal, nas lavouras e até no pátio do colégio. Por estar distante 30 quilômetros da área central do município, não havia recolhimento de lixo. Então surgiu a idéia da coleta.

O projeto se tornou exemplo para outras escolas da região. Porém, no início deste ano, a parceria com a empresa acabou. Foi então que Maria Lisane conseguiu chamar a atenção da prefeitura.

Hoje, um caminhão do município vai até a localidade buscar o lixo selecionado pela comunidade. Além disso, a escola ganhou uma carroça para facilitar o recolhimento do material.

"Se não fosse pela professora, este sonho não teria se realizado. Hoje, nossa comunidade é mais limpa e organizada, graças a ela", comemora a agente de saúde Gelsy Giaretta, que mora ao lado da escola.

Maria Lisane não se contentou apenas com a reciclagem do lixo. No terreno baldio localizado nos fundos da escola, ela e seus alunos criaram um canteiro com diferentes tipos de hortaliças e um horto fitoterápico. Tudo é aproveitado pela escola e pelos moradores da localidade. Na comunidade, além de professora, Maria Lisane ainda é diretora, mãe, psicóloga, enfermeira, agricultora, selecionadora de lixo e amiga. Pais e alunos agradecem.

 

ALINE CUSTÓDIO
do jornal Zero Hora

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
13/10/2004 Primeira indústria de reciclagem dirigida por catadores começa em 2005
13/10/2004 Projeto desenvolve vocações locais na Bahia
13/10/2004
Crianças ajudam idosos
13/10/2004
ONG paulista investe no esporte para a integração do deficiente físico
13/10/2004 Campanha leva crianças a trocar armas de brinquedo por CD de jogos
07/10/2004
Entidades recebem e dividem doações de alimentos
07/10/2004 Curso gratuito para gestantes oferece enxoval e dicas de maternidade
07/10/2004 ONG atua com adolescente infratores em liberdade
07/10/2004 Cães ajudam a tratar idosos
06/10/2004 ONG investe na respiração para combater o estresse