HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

solidariedade e aprendizado
15/12/2004
Universidades oferecem diversos serviços gratuitos

SÃO PAULO (SP) - Os alunos da Universidade São Judas Tadeu, na Mooca, realizam projetos sociais em várias áreas. Vale destacar o escritório de assistência judiciária, onde os estudantes de 4.º e 5.º anos de Direito, após aprovação em concurso interno, atuam como estagiários no atendimento gratuito à população de baixa renda. No Juizado Especial Cível, por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado, há atendimento e julgamento de causas cíveis de até 40 salários mínimos. Os alunos de Direito realizam estágios como conciliadores.

No Núcleo de Atividades Fundamentadas de Educação Física, estudantes e professores desenvolvem programas de atividade física para atender gratuitamente às necessidades motoras específicas de crianças, adolescentes, idosos e deficientes físicos, em parceria com diversas instituições.

Já a São Marcos, no Tatuapé, desenvolve o projeto multidisciplinar de apoio à Creche da Associação dos Moradores Carentes do Jardim Caguaçu, uma iniciativa das alunas de Pedagogia. O objetivo não é só assistencial, mas de promover mudanças de hábitos e postura, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Para o próximo ano, alunos de Fisioterapia, Hotelaria e Arquitetura vão dar inícios a ações de avaliação postural das crianças, orientação para alimentação e orientação para higiene, além de fazer um projeto para reforma ou mudança instalações.

Outra ação que merece ser lembrada é o Clube do Xadrez, com aulas gratuitas para crianças. Os sócios aceitam convites de escolas e bibliotecas para dar aulas gratuitas a principiantes. É só solicitar e agendar. Por fim, o Projeto Cultura Viva foi criado pela São Marcos com o objetivo de proporcionar um novo espaço público para a arte e a cultura na zona leste.

Para a aluna Tatiana Minguez, de 24 anos, que cursa o 2.º ano de Administração da Brasília, a experiência mostrou-se única. "Foi a minha primeira viagem com a turma. No local onde fiquei, a comunidade trabalha com ostras. Estamos desenvolvendo projetos para os trabalhadores aumentarem os pontos-de-venda."

Ela ressalta que a iniciativa também é motivadora. "Ver que na prática o que aprendemos na sala de aula serve de auxílio às pessoas é muito bom. Vivenciar a profissão que escolhemos estimula para continuarmos a caminhada. Além disso, realizamos atividades de lazer com as crianças de lá."

O estudante Maurício Lopes, do 8.º semestre de Marketing da faculdade, é outro que integra o Programa Cananéia, na parte voltada para o desenvolvimento infantil. Ele conta que, durante as visitas, se analisam as dificuldades que as crianças enfrentam com relação, por exemplo, a comportamento e aprendizagem. São passadas noções de educação, higiene e saúde e se promove uma pesquisa para saber como elas gostam de se divertir. "Descobrimos que a garotada gosta de dançar e de assistir filmes. Assim, dançamos com eles." Recentemente, as crianças também viram Formiguinha Z, filme totalmente produzido por computador.

Frutos
De 1999 até agora, já foram beneficiados com o Programa Cananéia os bairros de Ariri, Marujá e Mandira. O próximo passo da Unifesp, também com a participação da Faculdade Brasília, será Itapitangui, vilarejo a 6 quilômetros do centro de Cananéia. As duas instituições pretendem agora elaborar um plano de ação e apresentá-lo para a Prefeitura da cidade, de forma que todas as fases possam ser viabilizadas por universitários, sempre em caráter voluntário.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOres
13/12/2004
Professor indígena aprende a alfabetizar
13/12/2004 Comunidade quer transformar periferia paulistana
13/12/2004
Internet ajuda universitários a voltarem para casa no final-de-ano
10/12/2004
Faculdade oferece curso de TI para alunos de baixa renda
10/12/2004
Usina processa lixo orgânico e gera renda para a comunidade local
09/12/2004
Cata-vento pode ser alternativa de energia no campo
08/12/2004
Teatro promove inclusão social na periferia de SP
08/12/2004 Metrô troca latas de alumínio por ingressos de cinema
08/12/2004
Crianças da periferia de Fortaleza aprendem a “navegar” e criar e-mails
07/12/2004
Rádio promove educação comunitária