HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ÚTIL E AGRADÁVEL
15/12/2004
Programa ensina comunicação para adolescentes

Cássia Gisele Ribeiro
Especial para o GD


SÃO PAULO (SP) - Levar conceitos de cidadania e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de profissionalização para adolescentes. Esse é o objetivo do programa "Leste-Oeste", realizado em parceria entre a Estação da Arte, entidade que atua na zona leste de São Paulo e Fênix, uma organização não-governamental criada por uma escola da zona oeste da cidade.

A idéia é colocar em prática ações que envolvam laboratórios de TV, rádio, mídia impressa e Internet. Ao final dos laboratórios, será criada uma agência de comunicação. "A idéia é que esse produto final se torne, ao mesmo tempo, um instrumento de profissionalização desses jovens e de apoio para ongs que não possuem esse serviço", afirma a presidente da Estação da Arte, Regina Vilela.

Para cada um desses segmentos da comunicação são formados grupos de trabalho. O primeiro grupo foi formado em outubro deste ano e trabalhava com oficinas de rádio. O próximo grupo já foi selecionado e realizará oficinas de televisão com diversos profissionais da área. Os últimos abordarão Internet e mídia impressa (fanzines e revistas).

Regina Vilela conta que as oficinas são realizadas no pátio das próprias escolas. O produto final do primeiro laboratório foi a criação de uma rádio interna, que tem a programação transmitida durante os intervalos nas escolas. "A idéia de muitos desses jovens é montar uma rádio comunitária, mas esse processo ainda não foi colocado em prática", diz.

Segundo ela, os cursos ministrados são bastante profissionais e, em troca, o estudante oferece algum serviço para a comunidade onde as ONGs atuam. "Durante a seleção, o estudante é questionado se pode oferecer algo em troca do curso. A maioria diz que não e, quando perguntamos sobre suas habilidades, essas características acabam aparecendo", conta.

Ao final, parte dos estudantes acaba fazendo algum trabalho voluntário, utilizando aquilo que sabe em organizações locais. "Não queremos que o estudante sinta-se `atendido´ pela ONG, onde recebem um cursinho de graça", diz. "Eles devem desejar aquele conhecimento e ter responsabilidade sobre o lugar que ocupam".

Ao final, a idéia é que alguns desses estudantes que queiram dedicar-se a profissões relacionadas à comunicação, entrem para uma agência prestadora de serviços.
"Realizaremos parcerias com ongs e empresas que queiram usufruir desses produtos. A proposta é que a agência realize um trabalho remunerado e profissional, pois será este trabalho que garantirá a continuidade dos estudos desses estudantes", diz.

A Estação da Arte é uma organização não-governamental criada em 2001 por artistas da zona leste da cidade. Já o projeto Fênix foi criado por estudantes da Escola Estadual Alves Cruz, na região de Pinheiros.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
15/12/2004
Universidades oferecem diversos serviços gratuitos
13/12/2004
Professor indígena aprende a alfabetizar
13/12/2004
Comunidade quer transformar periferia paulistana
13/12/2004
Internet ajuda universitários a voltarem para casa no final-de-ano
10/12/2004 Faculdade oferece curso de TI para alunos de baixa renda
10/12/2004 Usina processa lixo orgânico e gera renda para a comunidade local
09/12/2004 Cata-vento pode ser alternativa de energia no campo
08/12/2004
Teatro promove inclusão social na periferia de SP
08/12/2004
Metrô troca latas de alumínio por ingressos de cinema
08/12/2004
Crianças da periferia de Fortaleza aprendem a “navegar” e criar e-mails