HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
mãos que ajudam
22/04/2005
Voluntários recuperam escola durante o feriado

Praia, cinema ou shopping? Nada disso. O feriado de Tiradentes foi de trabalho para os voluntários do projeto “Mãos que ajudam”. Durante todo o dia de ontem, cerca de 500 pessoas, entre crianças e adultos, realizaram um verdadeiro mutirão de limpeza e reforma no colégio Liceu do Ceará, no Jacarecanga.

Mais de 800 litros de tinta, cimento, impermeabilizante, massa corrida, lixas, pincéis e material de limpeza. Com estes elementos e o desejo de ajudar ao próximo, os voluntários conseguiram dar “cara nova” ao Liceu, pelo menos na parte interna, onde as ações foram direcionadas.

Para não desperdiçar material e mão-de-obra, os participantes foram divididos em grupos de pintura, recuperação do telhado, marcenaria e hidráulica, limpeza e jardinagem. Com poucas horas de trabalho já era possível perceber a transformação do ambiente.

Segundo o diretor regional de Assuntos Públicos, Sérgio Carboni, a iniciativa só vem a confirmar o espírito humanitário que o povo cearense possui. “Nosso programa, Mãos que ajudam, é reconhecido até pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil está exportando tecnologia de serviço comunitário”, comemora.

Os voluntários demonstraram que não estavam para brincadeira. O estudante Rodrigo Sampaio, 15 anos, veio do bairro Mondubim especialmente para dar sua colaboração. “Sempre tive vontade de conhecer o Liceu. Hoje, estou tendo esta oportunidade além de poder contribuir com a escola”, finaliza satisfeito.

A dona-de-casa Luciane Vidal e Silva, 21 anos, trabalhou duro, mas pôde contar com a ajuda da filha de apenas um ano e nove meses. Com um pedaço de lixa, a pequena se divertia enquanto a mãe se esforçava para limpar as carteiras totalmente riscadas. Esta é a primeira vez que Luciane participa de um trabalho voluntário, e garante que não será a única.

Para a coordenadora pedagógica do Liceu, Amélia Landin, os alunos do Grêmio também colaboraram com o programa “Mãos que ajudam”. “Eles se mobilizaram e arrecadaram dinheiro junto aos demais alunos para comprar parte do material necessário.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza -CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
20/04/2005 Unipalmares oferece projetos sociais baseados no respeito à diversidade
18/04/2005 Empresa contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades
15/04/2005 Empresa dedica sua responsabilidade social a projetos de saúde
15/04/2005 ONG Escola de Gente e MEC lançam programa sobre a sociedade inclusiva
13/04/2005 Projeto ensina jovens de comunidades ribeirinhas a serem repórteres rurais
12/04/2005 Jovens unem forças contra a violência doméstica
11/04/2005 Projeto Amigo Animal visita abrigo
11/04/2005 Projeto promove humanização hospitalar por meio de jogo israelense
04/04/2005 Projeto São José implantará abastecimento de água em zonas rurais
04/04/2005 Cedejor e Prefeitura de Lauro Müller criarão Horta Comunitária