Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

O diploma de Lula serve?

Lula costuma dizer que seu diploma foi dado pela experiência, a chamada "Escola da Vida" - o argumento foi usado mais uma vez, no sábado passado, quando ele chorou ao receber o diploma presidencial, conferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, lembrando que sempre foi cobrado pela falta de certificado de ensino superior.

A queda acentuada do dólar ontem, favorecida em larga medida pelo clima de estabilidade estimulado por Lula, mostra que, até aqui, o diploma de Lula da "Escola da Vida" está funcionando. Claro que estamos apenas no aquecimento, o jogo de verdade não começou, mas desarmar tensões não é uma engenharia fácil. Ele teve de fazer coisas que, há pouco tempo, seriam encaradas como escandalosas e até mesmo antipatrióticas pelo PT.

É bobagem o desprezo ao diploma formal, com base no primitivo argumento de que os "doutores" não arrumaram o Brasil; afirmação de um simplismo patético. Sugira a alguém ir a um "dentista", sem formação acadêmica, dizendo que ele tem experiência, e veja a reação.

Também é bobagem o culto servil do diploma. O certificado serve supostamente para medir conhecimento, o que muitas vezes não acontece. O fundamental é o indivíduo dispor de conhecimento para enfrentar desafios gerais e específicos, o que, para atividades das sofisticadas, exige estudo profundo, possível apenas na universidade.

O "diploma" de Lula vai ser testado, inapelavelmente, na prática. Se ele conseguir manter a estabilidade, fomentar o crescimento e melhorar os indicadores sociais, a prova da competência estará nas estatísticas, não num canudo.

 
 
                                                Subir