Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Você acredita em Papai Noel assassino?

Era o símbolo que faltava para sintetizar o descontrole da violência na região metropolitana paulistana, onde o seqüestro se transformou em rotina, quase ninguém mais anda com a janela do carro aberta, a classe média já aderiu às blindagens, até helicópteros são contratados para fazer a ronda das casas. Prisões feitas na cracolândia reforçam a suspeitam de que o crime organizado tenha amparo na própria polícia.

Previsível que, num ano eleitoral, surjam as costumeiras bobagens prometidas por candidatos para enfrentar o crime. Quem está mais à esquerda vai dar ênfase à questão social. Quem estiver mais à direita, vai prometer mais repressão. Já sabemos hoje, olhando experiências bem-sucedidas, que a combinação de investimento policial e ação social é o que reduz criminalidade.

Se o candidato quiser mesmo apresentar uma proposta séria, seja na disputa para presidente ou para governador, terá de dizer quanto vai gastar em policiamento e em inclusão de jovens. Terá de dizer também como pretende estabelecer parceiras que envolvam todos os níveis se governo e a sociedade.

Fora disso, melhor acreditar em Papai Noel.

 
 
                                                Subir