Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Lula repete um antigo erro

O presidente Lula está para anunciar medidas para estimular a contratação de jovens no mercado de trabalho. A proposta é, em poucas palavras, dar abatimento de impostos ou dinheiro vivo para as empresas que abrirem suas portas ao jovem. A idéia, vista isoladamente, é boa (embora, claro, dependa da gestão), mas repete um velho erro de políticas sociais.

Não é apenas emprego que falta para os jovens. Mesmo que houvesse bilhões a serem gastos no programa "Primeiro Emprego" (e não há esses bilhões) haveria uma série de áreas a serem trabalhadas como a questão das drogas, da escolaridade, da cultura, do lazer.

O mais difícil - e consistente - é transformar o jovem num eixo transversal de políticas públicas, aglutinando as pastas da Educação, Trabalho, Justiça, Assistência Social, Cultura, Meio Ambiente, Saúde. E, a partir daí, unir-se aos programas estaduais e municipais.

Todos essas entidades têm, embora timidamente, propostas, idéias, programas para o jovem, mas estão dispersas, num movimento crônico de desperdício e de incompetência.

 
 
                                                Subir