Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Serra está preparado para governar?

Luiz Inácio Lula da Silva é rodeado todos os dias - e, aqui, não vai nenhum exagero - sobre se estaria preparado para governar. Afinal, argumenta-se, não teve sólida educação formal e nem administrou uma prefeitura ou governo estadual.

A estratégia de marketing de José Serra será bater nesse ponto fraco de seu, até agora, principal adversário. Será enfatizada a biografia administrativa e acadêmica do senador. Mas será que Serra também está preparado para a Presidência? O fato: é uma incógnita.

O grande papel de um presidente é administrar conflitos e, a partir daí, trilhar uma linha administrativa. Isso significa entendimento permanente com os partidos, empresários, dirigentes sindicais e até imprensa.

O desempenho de Serra esteve amparado por bons negociadores: o governador Franco Montoro, de quem foi secretário e, depois, de Fernando Henrique Cardoso. Em todos esses cargos, demonstrou capacidade administrativa.

Um dos traços de personalidade de Serra, como todos sabem, é a defesa arraigada de suas idéias, muitas vezes desdenhando e até diminuindo seus interlocutores. Uma oscilação de humor que deixa assessores em pânico. A pouca habilidade para relações públicas é traduzida como antipatia, esnobismo e falta de consideração. É centralizador, não se incomoda muito em provocar conflitos.

Até que ponto esses traços não vão dificultar uma base de sustentação para aplicar suas idéias? Essa dúvida é tão consistente como aquela sobre a capacidade gerencial de Lula.

O problema é que o senso comum faz com que seja mais fácil questionar a competência de um operário, sem diploma universitário, do que a de um senador com pós-graduação.

 
 
                                               Subir