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Retrato da miséria digital no Brasil

Ninguém mais duvida que, sem computador e um mínimo de domínio sobre ele, um profissional é, hoje, um analfabeto funcional.

Documento obtido com exclusividade mostra o exato significado da expressão exclusão digital, uma das categorias da exclusão social.

O Censo Escolar de 1999, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), informa que existem no Brasil 18.603 escolas de ensino médio, o ex-colegial. Apenas 9.630 delas têm laboratório de informática e, pior, 4.033 dão acesso à internet.

Das que têm acesso, 2.954 (ou seja, 73%) são escolas particulares, onde estudam os mais ricos.

Nem mesmo a situação das escolas particulares é motivo de orgulho _ já que menos da metade estão ligadas à internet, instrumentos obrigatório de pesquisa.

O quadro é ainda mais grave no ensino fundamental (ex-primário e ginásio). Em 1999, foram computadas 183 mil escolas, dos quais 14 mil têm laboratório de informática _ cerca de 8%.

Desse total, 8.185 são particulares. Ou seja, de cada 100 alunos do ensino fundamental apenas 8 manipulam computadores, dos quais 4 são alunos de escolas privadas.

Se falta laboratório de informática, imagine-se, então, acesso à internet. Apenas 6.030 oferecem acesso à rede, das quais 4.041 em instituições privadas. Traduzindo: apenas 3% dos estudantes de ensino fundamental dispõem da chance de acessar à rede em sua escola.

Uma análise do censo mostra que o acesso à internet é, no mínimo, coerente. Até porque conquistas bem mais antigas ainda não chegaram à totalidade das escolas.

Por exemplo: cerca de 60 mil escolas, a maioria em áreas rurais, não têm energia elétrica. E 13 mil não dispõem de abastecimento de água.

No ensino fundamental público, segundo o censo, ainda é quase um luxo biblioteca e laboratório de ciências.

Por esses números, são remotas as chances de a educação pública _ e mesmo de amplas parcelas da educação privada - oferecer condições para geração de trabalhadores aptos a lidar com os desafios da era da informação.

Faça o download do Censo Escolar de 1999:

1. Ensino Fundamental

2. Ensino Médio

 

 
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