Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

O prêmio do Unicef não é de Ciro Gomes

O presidenciável Ciro Gomes está alardeando como um dos marcos históricos da sua biografia o prêmio da Unicef destinado aos programas de saúde no Ceará -apresenta a condecoração como sinal de seriedade administrativa e compromisso social de sua gestão como governador. Está aí um bom exemplo de manipulação eleitoral de uma informação.

De fato, Ciro Gomes foi a Nova York receber o prêmio, mas o grande mérito (e o pessoal do Unicef sabia disso) não é dele, mas de seu antecessor e padrinho, Tasso Jereissati.

Na primeiro mandato de governador de Tasso Jereissati, desenvolveu-se no Ceará um projeto pioneiro de agentes de saúde. Registraram-se resultados notáveis: em pouco tempo, os índices de mortalidade infantil despencaram 30%, com baixos investimentos. Anos depois o agente comunitário foi encampado nacionalmente e foi um dos responsáveis pela baixa dos índices de mortalidade infantil.

Sensibilizado com o impacto do programa, o Unicef queria apresentar mundialmente a experiência para mostrar como se consegue reduzir, com poucos recursos, a mortalidade infantil. Tasso, porém, já não era mais governador.

Como o programa de agente de saúde não foi interrompido (e aqui pode-se atribuir mérito a Ciro), o Unicef decidiu dar o prêmio ao "governo e ao povo do Ceará".

Como se diz, o fracasso é órfão e o sucesso está sempre cheio de padrinhos. Para registro histórico, é obrigatório dizer que coube a Tasso Jereissati lançar um dos mais importantes projetos sociais do Brasil, inspirado nas experiências internacionais e, em especial, da Pastoral da Criança, chefiada pela médica Zilda Arns.

Para ir mais fundo na história dos "padrinhos", foi o Unicef que estimulou D. Paulo de Evaristo a desenvolver um plano de redução da mortalidade infantil. D. Paulo chamou para a missão Dra. Zilda, sua irmã.

Sucessão presidencial à parte, importa que tais idéias foram aplicadas e ajudaram.

 
 
                                               Subir