Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 28.07.03

 

Crise leva governo a discutir soluções rápidas

A crise do desemprego está tão grave que o governo mudou a pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que se reúne hoje e amanhã. O objetivo é encontrar medidas imediatas para a retomada do crescimento econômico. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro - emissário do Palácio do Planalto nas negociações - admite que o risco de radicalização impôs uma mudança na agenda do conselho.

"Em função deste momento, vamos discutir condições mínimas para retomada de crescimento imediato. A pauta de amanhã (hoje) não vai ser mais a discussão do contrato social, de médio e longo prazo. Mas de medidas imediatas", disse Genro. Entre as propostas incluídas na pauta do grupo estão a redução da taxa de juros, a liberação de recursos orçamentários do governo, políticas de emergência para a criação de renda e a criação de fundos de incentivo ao desenvolvimento.

Temas como o controle da inflação, o papel do Banco Central e a taxa de juros também entrarão na pauta do grupo, que reúne empresários e sindicalistas. Mas o presidente da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, alerta: "Não cabe, ao meu ver, levantar nada contra a política econômica, que está dando resultado. Não podemos mexer nisso de jeito nenhum. Não dá para inventar moda e sermos diferentes do mundo. Já se tentou a heterodoxia e vimos no que deu".

Leia mais
- Crescer para segurar a crise

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 25.07.03

  Brasileiros crêem em piora do padrão de vida com aposentadoria
   
 

 DIA 24.07.03

  Pesquisa mostra disparidades salariais não fazem sentido
   
 

 DIA 23.07.03

  IBGE: desemprego em junho bate recorde histórico
   
 

 DIA 22.07.03

  Soldado Cidadão dará profissão a recruta carente
   
 

 DIA 21.07.03

  Corte de juros não garante crescimento este ano
   
 

 DIA 18.07.03

  Salário de trabalhadores atrasa, além de estar abaixo da inflação
   
 

 DIA 17.07.03

  Interesse de empresas por trabalho de presidiários cresceu 125%