Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Semana de 18.03.02 a 24.03.02

 

Ineficiência do governo consolida exclusão

Parece que o governo já se acostumou a ter 54 milhões de brasileiro sem qualquer poder de compra. Ao ser questionado sobre a distribuição dos 90 milhões de hectares improdutivos, o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, respondeu: "Não plantamos mais porque não temos para quem vender". A afirmação do ministro é o retrato da incapacidade do governo de criar políticas sociais de amparo ao trabalhador, seja ele urbano ou rural.

Os hectares que estão "sobrando" poderiam ser usados para ajudar a diminuir a desigualdade social no país. Isso porque, segundo estudo conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, as pequenas propriedades rurais familiares são muito mais eficientes na geração de renda e emprego do que as propriedades patronais.

A utilização de uma metodologia da época do Estado Novo para a separação dos espaços rural e urbano no Brasil só agrava o problema. O sistema, considerado obsoleto, faz com que a população calculada para as zonas rurais seja bem inferior à real. O que atrapalha a definição das políticas do governo para o campo, como a reforma agrária, já que, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população rural brasileira estará praticamente ''extinta'' por volta de 2030.

A mesma ineficiência estatal para aquecer o mercado e criar políticas públicas sociais se vê na cidade. Os trabalhadores autônomos estão na miséria. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (CPS-FGV) mostra que, entre os 15,529 milhões de trabalhadores autônomos, 37% não ganham o suficiente sequer para comer. A renda familiar per capita deles é inferior a R$ 80 por mês. É como se parte da população já fosse, de cara, excluída dos processos de consumo e isso fosse visto como normal.

Leia mais:
- Miséria espreita os trabalhadores autônomos
- O Brasil rural que não está no mapa

Leia também:
- Desigualdade e lucro
- Terras improdutivas
- Muito estudo, pouca renda

 
 
                                                Subir    
   Semana de 11.03.02 a 17.03.02
  Brasileiro acredita que violência sucumbe criminalidade
   
   Semana de 25.02.02 a 28.01.02
  Miseráveis da década de 90 são urbanos e escolarizados
   
   Semana de 11.02.02 a 17.02.02
  Crianças das favelas cariocas preferem o tráfico à escola
   
   Semana de 04.02.02 a 10.02.02
  Ex-militares treinam tráfico no Rio