Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 23.07.01 a 29.07.01

 

Brasil de contrastes será exposto na ONU

Onze anos depois da Cúpula Mundial em Favor da Infância, o Brasil não conseguiu cumprir boa parte das 27 medidas que os 157 países se comprometeram a adotar para melhorar a situação de suas crianças. Das 27 metas estabelecidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 10 foram atingidas plenamente e três não há dados oficiais disponíveis. Mesmo assim, o governo exaltará suas conquistas na assembléia da ONU a ser realizada em setembro, em Nova York.

O governo vai mostrar na ONU os dois brasis: o que está próximo de países como a Bélgica, minoritário, e o que tem 50 milhões de miseráveis e só perde para a Nicaraguá em desigualdade. A taxa de mortalidade infantil caiu 30,6% na década. Em compensação, a mortalidade materna envergonha. Cinco mil mães morrem a cada ano por complicações da gestação, aborto, parto e pós-parto. Há 17 anos, a taxa de mortalidade materna está estacionada em um patamar de 10 a 20 vezes superior aos indicadores do Primeiro Mundo.

O país conseguiu reduzir à metade o trabalho infantil na década. Cerca de quatro milhões de crianças foram retiradas das áreas de trabalho. Mas não terá como esconder a situação dos meninos de rua e a dos adolescentes infratores. "Estatisticamente, o país vai bem, mas em números absolutos e qualitativamente a situação ainda é crítica", diz uma das diretoras da Organização Não-Governamental (ONG) Ação Educativa, Maria Clara Di Pierro. "Nosso déficit social ainda é muito grande", admite o embaixador Gilberto Sabóia, secretário de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça e responsável por coordenar os trabalhos sobre o Brasil.


Leia mais

Prestação de contas

 
                                                Subir    
   Semana de 16.07.01 a 22.07.01
  Negro chega à elite, mas desigualdade continua na África do Sul
   
   Semana de 08.06.01 a 15.07.01
  Empresas notam prejuízo interno decorrente das drogas
   
   Semana de 25.06.01 a 01.07.01
  Responsabilidade social vira critério para investidores
   
   Semana de 18.06.01 a 24.06.01
  Casa Aberta: lugar onde árabes e judeus vivem em paz