HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


02/11/2007

Construtores civis criam comunidade para qualificar mão-de-obra

Heitor Augusto


O setor da construção civil está em crescimento. Segundo números do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o emprego no setor cresceu 10,5% entre janeiro e agosto de 2007. Em São Paulo, o aumento foi de 14% no acumulado dos últimos 12 meses.

A falta de mão-de-obra qualificada, porém, é o grande entrave, segundo os industriais. “Já vi profissional que se dizia encanador por ter se cansado de levar choque trabalhando como eletricista”, diz Juan Agudo, diretor de serviços da Amanco, fabricante de tubos e conexões. Para superar esse obstáculo, empresários do setor se articularam para dar cursos tele-presenciais, em parcerias com as lojas de materiais de construção, para os funcionários. Criaram a Doutores da Construção, comunidade da qual a Amanco é uma das pioneiras.

Funciona assim: monta-se uma antena em uma loja de construção, que capta o sinal do estúdio onde as aulas são gravadas. Cada dia da semana é voltado para um segmento da construção. Segunda-feira, por exemplo, o foco é o pintor, que aprende não só detalhes técnicos (pois muitos já atuam informalmente na área há anos), mas também conceitos de gestão. Eletricistas, serralheiros, encanador, pedreiro e marceneiro também são contemplados.

“As aulas são dinâmicas, divertidas. Tem até desenho animado”, conta Juan. “Os profissionais são importantes para nós da indústria. Afinal, são eles que indicam os produtos a serem comprados para a construção”, complementa.

Profissionais aprovados
Ao término do curso, há uma avaliação feita na própria loja. Apenas um terço é aprovado – os reprovados podem fazer as aulas novamente. Quem passar, passa a ter o nome em um banco de dados hospedado no site do Doutores da Construção. Os consumidores, quando precisam de um encanador, por exemplo, podem consultar qual profissional se adequa à sua necessidade.

E por que o título de “doutores”? “É pra mostrar o valor deles. Eles se sentem orgulhosos ao serem chamados de doutores.”