HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


07/11/2007

Marcas passam a ser controladas por grandes grupos

João Batista Jr.

O mercado de moda brasileiro está agitado. Assim como na Europa e nos Estados Unidos, onde poucos grupos são proprietários de diversas grifes, o Brasil vê o surgimento de seus conglomerados de moda.

“O produto final pode ficar mais barato quando se compra um volume grande de tecidos das tecelagens”, disse a estilista Fábia Berseck em discussão no Pense Moda, exemplificando uma das vantagens que levam os designers a venderem suas marcas. O uso do mesmo maquinário para a confecção das roupas e a possibilidade de aumentar os pontos de vendas são outros fatores positivos.

Os principais grupos nacionais são AMC Têxtil e Marisol, ambos catarinenses. O primeiro é proprietário da Colcci, Carmelitas, Sommer e Coca Coca Clothing, e o segundo da Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Pakalolo, Mineral, Rosa Chá, Sais e, claro, Marisol. Em 2006, as marcas paulistas Zoomp e Zapping foram compradas por um grupo italiano e a Ellus foi recentemente vendida para o Pactual.